Fique atento e não se esqueça de atrasar o relógio 60 minutos. A mudança de horário acontece já na próxima madrugada.
Quando forem 02h00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira os ponteiros do relógio devem recuar até à 01h00 e na Região Autónoma dos Açores muda da 01h00 para as 00h00.
Segundo o Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março, a “hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno)”, lê-se no site oficial do Observatório Astronómico de Lisboa.
A mudança de horário é uma medida que se começou a adoptar durante a Primeira Guerra Mundial, com o objectivo de poupar energia.
Desde 1916, ano em que se regulamentou o aparecimento do horário de Verão, que Portugal se adapta à mudança de horário que acontece sempre duas vezes por ano, nos últimos domingos de Março (horário de Verão) e de Outubro (horário de Inverno).
Estas mudanças e definições estão regulamentadas pela coordenação exigida dentro da União Europeia (Sétima Directiva no 94/21/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de Maio de 1994) que estabelece que todos os países da união mudem a hora ao mesmo tempo.
Actualmente abrange 70 países em todo o mundo, exceptuando o Japão que é o único país industrializado que ainda não se converteu a esta norma.
Fonte: Observatório do Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário