A empresa municipal Ambiolhão disse, ontem, que "não existe qualquer risco" de colapso do reservatório de água de Olhão.
A garantia surge depois de serem publicadas fotos nas redes sociais que apresentavam fugas de água na estrutura. Nas imagens são visíveis marcas de humidade provocada por água, no exterior do depósito.
A Ambiolhão admite que se trata de fugas de água "maioritariamente por escorrência", provocadas por "fissuras horizontais que se localizam nas zonas de ligação entre diferentes betonagens".
Mas, acrescenta, uma avaliação, realizada na passada sexta-feira, concluiu que "essas fissuras não são devidas a esforços/tensões, pelo que não deverá existir risco de colapso do reservatório e muito menos da estrutura que o suporta".
A empresa municipal adianta que já adjudicou os trabalhos de reparação e selagem das fissuras, "prevendo-se que estes decorram ainda durante esta semana".
A Ambilhão, que já estava a realizar uma outra intervenção no depósito, acredita que o funcionamento do equipamento não será afetado.
PORMENORES
Intervenção em curso
Estava já a decorrer uma remodelação da componente hidráulica do reservatório de água, com a substituição de todas as tubagens e acessórios (condutas adutoras e distribuidoras), numa empreitada que ronda os 74 mil euros.
Peritagem à estrutura
A Ambiolhão adianta que a peritagem à estrutura foi realizada por um engenheiro do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, na sexta-feira, dia 23, para avaliar as condições estruturais do reservatório de água de Olhão.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário