segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

2494: Ministra do Mar contra exploração petrolífera no Algarve

A ministra do Mar disse esta segunda-feira, questionada sobre a eventual exploração petrolífera no Algarve, que nenhuma razão económica pode vir a obrigar o Estado a comprometer os seus recursos naturais e que nunca poderão ser viabilizados "atentados ambientais".


 


"As nossas obrigações de soberania começam desde logo por defender o nosso território. E defender o nosso território quer dizer ter que o preservar, ter que garantir a sustentabilidade ambiental dos nossos recursos, ter que proteger o nosso território contra danos irreversíveis ou penosos para as comunidades e por isso não é com leviandade que essas coisas se fazem", afirmou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, à margem de uma visita ao polo do Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em Matosinhos.


 


A governante ressalvou, porém, que o país precisa de saber quais os recursos que tem, pelo que "não existe mal nenhum em explorar para saber se [há] minerais, gás, petróleo", sendo necessária uma avaliação caso haja "litígio entre várias atividades".


 


Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

4566: Incêndio no Ameixial (Loulé)

360 operacionais, 113 viaturas e 10 meios aéreos estão a combater um incêndio com duas frentes ativas, que deflagrou numa zona de mato, em...