As previsões de subida de temperatura para o Algarve levaram a Administração Regional de Saúde a emitir um alerta amarelo para sexta feira. Leia os conselhos para se proteger do calor.
Devido às previsões do Instituto de Meteorologia de temperaturas máximas e mínimas na ordem dos 32ºC e 22ºC, repetivamente, para o distrito de Faro, no dia 15 de julho, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve emitiu um alerta amarelo.
A medida surge no cumprimento do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor, “sendo esperado impacto negativo na saúde da população do Algarve, em especial nos grupos mais vulneráveis ao calor, como as crianças, idosos e portadores de doenças crónicas”, refere nota da autoridade.
Assim, é aconselhável aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta pouco açucarados e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas com elevado teor de açúcar; evitar a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00; e permanecer em ambientes frescos/climatizados ou nas divisões mais frescas da sua casa.
Deve ainda evitar atividades que exijam esforços físicos nos períodos de maior calor; utilizar roupa solta, de cor clara, opaca, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protector solar com índice protecção ≥30; evitar fazer viagens nas horas de maior calor e não permitir a permanência de pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente crianças e idosos.
Em caso de dúvida recorra à Linha de Saúde 24 (808 24 24 24).
Fonte: Observatório do Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário