A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa lançou, esta semana, o concurso público para a conceção e elaboração do projeto para a nova ponte e acessos à Praia de Faro, bem como da construção do parque de estacionamento exterior.
O plano envolve um investimento global máximo de 3,87 milhões de euros em obra, dos quais 2,33 milhões correspondem à melhoria e condicionamento da acessibilidade automóvel à praia, incluindo a nova ponte e via de acesso.
Já a construção do parque de estacionamento exterior, com capacidade para 900 a 1000 viaturas ligeiras deverá custar até 1,54 milhões de euros.
Depois de algum impasse sobre se a ponte atual seria ou não mantida, a decisão do Polis assenta agora na construção de uma nova ponte em substituição da existente, com uma faixa de sentido alternado para circulação automóvel, uma faixa para bicicletas e uma outra para circulação pedonal.
Em declarações ao «barlavento», a presidente da Sociedade Polis Valentina Calixto já tinha admitido que os custos de reparação da antiga estrutura seriam quase tão altos como a construção de uma nova ponte.
Por seu turno, a reestruturação da via de acesso à Praia de Faro deverá prever a manutenção de duas faixas de circulação viária e a criação de uma faixa pedonal e ciclável articulada com o parque de estacionamento.
Os projetos deverão também integrar uma solução que permita restabelecer a circulação da água nos esteiros de ambos os lados do acesso viário, adequada à hidrodinâmica do local.
O programa agora lançado pela Sociedade Polis tem como objetivo facilitar a entrada na ilha aos visitantes durante a época balnear, acabando com as longas filas para a ponte e as atuais dificuldades de estacionamento.
Por outro lado, «pretende-se assegurar uma permanência com elevados níveis de agradabilidade e qualidade ambiental naquele espaço, tornand-o uma zona predominantemente pedonal e ciclável», frisa a Sociedade Polis em comunicado enviado à imprensa.
Também no âmbito do Polis Litoral Ria Formosa, já está em fase final de desenvolvimento a proposta de Plano de Pormenor da Praia de Faro, que definirá o futuro ordenamento daquele território.
Fonte: Barlavento Online
Sem comentários:
Enviar um comentário