O Instituto de Meteorologia informa que esta madrugada, pelas 01h37 (hora local), foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 6.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 100 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Cabo de São Vicente.
Já o site de geofísica dos Estados Unidos (USGS - United States Geological Survey), informa que a ocorrência teve o seu epicentro a Oeste de Gibraltar, a Sul de Portugal, a 185 quilómetros de Faro e a 265 quilómetros de Lisboa.
O sismo foi sentido com forte intensidade no Algarve e em toda a área metropolitana de Lisboa.
Testemunhos locais em Tavira afirmaram ter sentido o abalo nas habitações, acompanhado de forte ruído.
Um morador de Quarteira disse igualmente ao barlavento.online ter sentido o sismo «com violência».
Durante o abalo, vários leitores afirmaram ter registado «espelhos a tremer», «portas a vibrar» e «candeeiros a abanar».
Segundos depois do tremor de terra, o sítio do Instituto de Meteorologia ficou bloqueado e assim permaneceu durante boa parte da madrugada.
Pelo menos, no concelho de Lagoa, há registos de falhas eléctricas.
Segundo o porta-voz da Autoridade Nacional de Protecção Civil Pedro Araújo, em declarações à «Antena 1», não há, até ao momento, danos materiais nem vítimas a registar.
Fonte: Barlavento Online
Segundo o Centro Sismológico Europa-Mediterrâneo (EMSC) o sismo foi a 103 km a SW do Cabo de São Vicente e teve uma magnitude de 5.7 na escala de Richter. Até ao momento, já foram registadas 16 réplicas de magnitude inferior a variar entre 1 e 3 na Escala de Richter.
*actualizado às 12h10m
Sem comentários:
Enviar um comentário