terça-feira, 13 de outubro de 2009

782: Olhão lidera grupo para promover desenvolvimento sustentável da comunidade piscatória do Sotavento

O Município de Olhão lidera o recém-criado Grupo de Acção Costeira (GAC) do Sotavento Algarvio. Este concelho foi a entidade promotora de uma candidatura ao Eixo 4 do PROMAR, que visa implementar estratégias que garantam o desenvolvimento local sustentável das zonas costeiras mais dependentes da pesca.


 


O GAC surge com a intenção de dotar o litoral do Sotavento Algarvio de um tecido económico e empresarial mais diversificado e competitivo, capaz de proporcionar maiores níveis de rendimento sobretudo às populações dependentes da pesca, no respeito dos valores ambientais e culturais e da coesão social.



Assim, foi delineada uma estratégia de desenvolvimento sustentável da zona costeira que tem como principais objectivos a criação de sistema de incentivos a pequenas actividades empresariais (actividades turísticas, comércio e serviços).



Outro objectivo é a criação de um fundo de apoio a acidentes e situações de catástrofe natural ou ambiental susceptíveis de criar prejuízos patrimoniais graves ou de pôr em risco de forma durável a actividade das pescas ou aquicultura.



O projecto prevê ainda a formação de profissionais da pesca ou suas famílias para facilitar a reconversão para outras actividades, bem como a recuperação, adaptação ou ampliação de edifícios com valor simbólico ou social para a comunidade piscatória (património arquitectónico/ serviços sociais de proximidade).



A dotação orçamental afecta ao GAC do Sotavento do Algarve, para implementação da estratégia de desenvolvimento apresentada para o período 2007-2013, é de 3.017.665 de euros.



No caso do Sotavento Algarvio, a candidatura foi feita em conjunto com os municípios de Faro, Loulé, Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim, Universidade do Algarve, IPIMAR, Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, Cooperativa Formosa, OlhãoPesca, Associação de Armadores de Pesca do Sotavento do Algarve, Associação de Produtores em Aquacultura do Algarve, Associação de Moradores da Ilha da Culatra, Associação Nossa Senhora dos Navegantes, Associação para a Defesa e Desenvolvimento da Praia de Faro, Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa, Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, Associação de Armadores e Pescadores de Tavira, Associação de Pescadores de Monte Gordo e Associação de Produtores de Sal Marinho do Sotavento Algarvio.

 


 


Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...