domingo, 31 de maio de 2009

Dados da Estação meteorológica de Olhão (não oficial)

Dados referentes a Maio de 2009


 


 


Dia Temperatura Máxima (ºC) Temperatura mínima (ºC) Precipitação (mm) Observações                         
1 21.6 11.4 0 Céu limpo
2  24.0  14.2  0  Céu limpo. Vento moderado a forte de leste
3  24.3  16.4  0 Céu pouco nublado 
4  25.4  15.4  0 Céu pouco nublado 
5  25.0  14.2  0 Céu limpo 
6  24.7  14.5  0  Céu limpo
7  26.4  15.6  0  Céu pouco nublado
8  23.9  14.5  0  Céu nublado por nuvens altas
9  22.0  17.5  0 Céu nublado. Chuviscos
10  20.3  16.6  0  Céu nublado tornando-se pouco nublado
11  21.2  15.6 1 Céu nublado com abertas 
12  21.2  12.4  0  Céu nublado com abertas
13  22.5  11.6  0  Céu nublado
14  25.0  14.7  0  Céu limpo
15  25.5  11.5  0  Céu limpo
16  25.3  14.3  0 Céu nublado por nuvens altas
17  26.6  14.3  0 Céu limpo 
18  22.4  13.7  0 Céu limpo
19  22.8  12.8  0 Céu limpo 
20  25.0  14.2  0  Céu pouco nublado. Nebina
21  21.0  12.8  0  Céu nublado
22  20.0  11.8  0  Céu pouco nublado
23  20.5  13.4  4  Céu nublado com abertas
24  21.0  12.0  0  Céu nublado com abertas
25  25.0  12.7  0 Céu nublado com abertas 
26  26.5  13.4  0  Céu limpo
27  26.3  20.5  0  Céu limpo
28  27.5  18.3  0  Céu limpo
29  27.5  18.2  0  Céu limpo aumentando de nebulosidade
30  26.8  18.2  0  Céu limpo
31  22.1  17.0  0  Céu nublado com abertas

 

sábado, 30 de maio de 2009

690: Algarve com futuro 'sombrio'

Nos próximos cem anos o Algarve pode ser afectado por períodos de seca mais extensos e severos, mais fogos florestais e chuvas menos frequentes mas mais violentas.


 




A tendência é para que as chuvas se tornem provavelmente mais irregulares e abundantes, com características semelhantes à precipitação que ocorre nas regiões tropicais, diz Tomasz Boski.


 


O coordenador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), da Universidade do Algarve, diz ainda que no futuro pode tornar-se mais frequente a ocorrência da chamada bruma ou neblina seca, relacionada com o arrastamento de partículas de poeira do deserto do Sara.


 


O fenómeno, que se verifica no Algarve sobretudo durante o mês de Maio, pode tornar-se mais frequente, embora o investigador frise que a sua ocorrência está mais relacionada com fenómenos à escala global.


 


Por outro lado, há uma tendência para a subida da temperatura, embora Boski defenda que as oscilações térmicas são naturais, não se podendo afirmar que o clima está a sofrer uma mudança radical.


 


O investigador prepara-se para iniciar um projecto do CIMA que visa obter um registo climático da região nos últimos milhares de anos, através da datação de sedimentos encontrados em naves (vales fechados), lagoas e albufeiras.


 


O mesmo procedimento já foi utilizado no Estuário do Guadiana, onde uma equipa do CIMA, em colaboração com a Universidade de Cambridge, fez uma reconstituição do clima no Algarve nos últimos treze mil anos.


 


Através do estudo - que consistiu na datação de sedimentos depositados no fundo do estuário com recurso à técnica de carbono 14, também usada em Arqueologia -, os investigadores definiram cinco fases climáticas.


 


A reconstituição do clima na região permitiu, segundo Tomasz Boski, tecer algumas projecções no que respeita às alterações climáticas no futuro, sendo que a tendência é de subida da temperatura e chuva mais irregular e abundante.


 


No que respeita à vegetação, se não houvesse intervenção humana, nomeadamente em processos de reflorestação, a tendência natural seria o declínio de árvores e o aumento de arbustos e plantas rasteiras.


 


Contudo, o investigador chama a atenção para a necessidade de reflorestar com recurso a árvores autóctones e não importadas de outros países, como o eucalipto, trazido da Austrália.


 


"A plantação de eucaliptos pode ser boa para a Indústria da Celulose, mas é mau para a paisagem", diz, lembrando que o eucalipto é uma árvore que seca muito o solo, sendo também altamente inflamável devido à resina.


 




 


Fonte: Observatório do Algarve

689: Peixes tropicais substituem flora marítima algarvia

O aumento da temperatura dos oceanos está a trazer peixes de águas tropicais à costa marítima do Algarve, mas também a empurrar alguma flora marítima, típica de águas frias, para norte do Tejo.


 



Em declarações à Agência Lusa, Jorge Gonçalves, doutorado em ecologia pesqueira da Universidade do Algarve, explicou que o facto de estar a haver um aumento da temperatura dos oceanos pode ser a tese mais consistente para explicar a chegada de algumas espécies de peixes do Mediterrâneo e do Atlântico sub-tropical ao Algarve.


 


Peixes como os roncadores, budiões (do Mediterrâneo) ou pargos (peixe de águas tropical) foram avistados ao largo do Algarve, nomeadamente na Ria Formosa, mas também pequenos crustáceos oriundos do Mediterrâneo e do sul de Marrocos (África) já foram assinalados, menciona o investigador do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.


 


O peixe Veja, que normalmente só se avista nos Açores, Madeira e Mediterrâneo, é outro exemplo de uma espécie que normalmente tem o seu habitat em águas com temperaturas de 20 graus centígrados, mas já avistados por cientistas e pescadores no Algarve.


O aumento da temperatura das águas no Algarve pode também levar a mais pesca grossa, nomeadamente do espadim.


 


"No Algarve às vezes apanham-se no Verão alguns espadins, mas com águas mais quentes durante um período maior será normal que essa pesca se expanda" e seja uma "boa oportunidade de negócio", acrescenta Jorge Gonçalves.


 


Estudos da Universidade do Algarve indicam também, por outro lado, que alguma flora que normalmente aparece nas águas algarvias, como as laminárias (algas castanhas), estão a "desaparecer da região".


 


"O que se tem reparado é que as laminárias, que são espécies que têm afinidades com águas mais frias, estão a desaparecer do sul de Portugal e já quase só se encontram acima do Tejo", ou seja abaixo do Tejo já são bastante raras, explica o especialista em ecologia pesqueira.


 


Com o processo do aumento das temperaturas das águas do mar vamos ganhando espécies sub-tropicais e do Mediterrâneo, mas vamos perdendo outras que vão para "latitudes mais altas ou até, no caso dos peixes que consegue movimentar-se mais depressa, vão para profundidades maiores porque lá é mais frio.


 


São migrações em latitude e em profundidade", observa Jorge Gonçalves.


 


Fonte: Observatório do Algarve



 

sexta-feira, 29 de maio de 2009

688: LPN denuncia pressões sobre Ria de Alvor



A Ria de Alvor, que vai ser hoje visitada pelo cabeça-de-lista do BE às europeias Miguel Portas, é sujeita a pressões imobiliárias há 36 anos, denuncia a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) Algarve.


 


 

 

"De grosso modo, há 36 anos que a Ria de Alvor é alvo de pressões imobiliárias. Mas vi de facto uma maior insistência nesta fase naquela área, que já levou ao levantamento de diversos processos de contra-ordenação", afirmou Gonçalo Gomes, da direcção da LPN Algarve.


 


Gonçalo Gomes disse à Lusa que "tem sido um trabalho de persistência tentar travar" as intenções dos agentes imobiliários mas rejeitou que a Liga queira parar o desenvolvimento. No entanto, "os modelos apresentados não são de todos compatíveis com a preservação dos valores que ali se encontram".


 


"No contexto algarvio, e em particular no barlavento, [a ria de Alvor] é uma zona húmida de extrema importância. Para já, pelo carácter único que apresenta e depois por encerrar em si habitats prioritários", defendeu.


 


O dirigente da LPN Algarve frisou que a Ria de Alvor não só está defendida "no contexto da política de conservação da União Europeia, como também serve de abrigo e de maternidade para a reprodução de diversas espécies".


"Está classificada como área húmida de importância extrema ao abrigo da convenção de Ramsar e há ali toda uma série de estatutos de conservação que se reúnem na Ria de Alvor", precisou.


 


Fonte: Observatório do Algarve




687: Águias no Torneio Guadiana - Olhanense e Atlético de Bilbau também confirmados


Benfica, Olhanense e os espanhóis do Athletic de Bilbau são as três primeiras equipas confirmadas na nona edição do Troféu Internacional do Guadiana em futebol, disse à Agência Lusa fonte da organização.



"Não podemos contar com o Sporting, que defenderia o título, por estar envolvido na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, por isso, decidimos mudar o formato do torneio", referiu o responsável da empresa que organiza a competição, João Peres.

 



Fonte: Record





O torneio de preparação vai disputar-se entre 16 e 18 de Julho, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, modificando o seu formato de triangular para quadrangular.



A quarta equipa ainda não está escolhida, mas prosseguem as negociações, devendo sair de um leque que inclui o Anderlecht (Bélgica) e o Sunderland (Inglaterra).



Assim, no dia 16 disputa-se uma meia-final, no dia 17 a outra semifinal e, por fim, no dia 18, as partidas dos terceiro e quarto lugares e a final.



Depois de o Farense ter participado na primeira edição do evento, em 2001, o Olhanense será a segunda equipa algarvia a competir no Troféu do Guadiana.



"Faz todo o sentido", explicou João Peres, acrescentando: "O Olhanense subiu ao nível do torneio e, assim, o torneio não teve de descer de nível para poder ter uma equipa algarvia".



Na edição de 2008, o Sporting comemorou o triunfo ao bater o eterno rival, o Benfica, por 2-0,



no último jogo do torneio.


 


quarta-feira, 27 de maio de 2009

686: Alerta Amarelo no Algarve

Faro


Última actualização da informação:



Quarta-feira, 27 de Maio de 2009



 


Agitação Marítima

Amarelo



Agitação Marítima


Para o período de: 2009-05-27 23:00:00

até: 2009-05-29 22:59:59



Altura Significativa das Ondas


Na costa Sul: Ondas de sueste com 2 metros aumentando para 3 metros.




 


 


Fonte: IM

terça-feira, 26 de maio de 2009

Festa em Olhão: Subida do Olhanense à Liga Sagres

Há medida que forem aparecendo fotos, reportagens e vídeos dos diversos orgãos da comunicação social serão colocadas aqui:


 


Ainda em Gondomar:


 




 



 


 Fonte: Olhanense.net


 


 


Junto aos Mercados


 


Adeptos do Olhanense fazem a festa em Olhão


 


Junto aos Mercados


Festa dos adeptos do Olhanense na Baixa de Olhão


 


Avenida 5 de Outubro


Festa dos adeptos do Olhanense na Baixa de Olhão


 


Avenida da República


 


Festa dos adeptos do Olhanense na Baixa de Olhão


 


Festa no Jardim Pescador Olhanense na chegada da equipa


 Pete tha Zouk trouxe os papelinhos


 


Chegada da equipa a Olhão


O autocarro do Olhanense foi <i>engolido</i> pelos adeptos


 


Festa dos adeptos do Olhanense na chegada da equipa a Olhão


 


Continuação da festa


Festa dos adeptos do Olhanense na chegada da equipa a Olhão


 


Festa dos adeptos do Olhanense na chegada da equipa a Olhão


 


4 mil adeptos a festejarem no Jardim Pescador Olhanense


 


Festa dos adeptos do Olhanense na chegada da equipa a Olhão


 


Festa dos adeptos do Olhanense na chegada da equipa a Olhão


 


Festa dos adeptos do Olhanense na chegada da equipa a Olhão


 


Festa dos adeptos do Olhanense na chegada da equipa a Olhão


 


Fonte: Barlavento Online


 


Estádio José Arcanjo (continuação da festa)


 



 

Jorge Costa e o filho

 



 

Fonte: Observatório do Algarve

 

Vídeos:

 


ww1.rtp.pt/desporto/index.php


 


Domingo haverá mais fotos e mais festa.


 


 


 


 



 



 




 



 



 


 


Fonte: olhanense.net

segunda-feira, 25 de maio de 2009

685: Previsão meteorológica para a semana de 25 de Maio a 31 de Maio de 2009

Previsão meteorológica no Algarve para os próximos dias:


 


Dia 25 (2ªfeira) - Céu nublado dimuindo de nebulosidade a partir da tarde.  Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 20ºC - 23ºC


mínimas: 9ºC - 13ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 17ºC.


 


Dia 26 (3ªfeira)  -  Céu limpo ou pouco nublado. Vento moderado de norte.


 


Máximas: 21ºC - 23ºC


mínimas: 10ºC - 13ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1  a 1.5 metros. Temperatura da água do mar: 17ºC


 


Dia 27 (4ªfeira)  - Céu limpo ou pouco nublado. Vento fraco a moderado de leste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 22ºC - 25ºC


mínimas: 10ºC - 13ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1  metro.


 


Dia 28 (5ª feira)- Céu pouco nublado temporiamente nublado por nuvens altas. Vento  moderado de leste. 


 


Máximas: 20ºC - 27ºC 


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 2 metros.


 


Dia 29 (6ª feira)  - Céu pouco nublado. Vento moderado de leste. Pequena subida da temperatura máxima.


 


Máximas: 20ºC - 29ºC 


mínimas: 12ºC - 17ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 a 2 metros.


 


Dia 30 (Sábado)  - Céu pouco nublado. Vento moderado de leste.  


 


Máximas: 22ºC - 29ºC


mínimas: 13ºC - 17ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 a 1.5 metros.


 


Dia 31 (Domingo) - Céu pouco nublado. Vento moderado de leste.


 


Máximas: 22ºC - 28ºC


mínimas: 13ºC - 17ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sueste com 1 metro.

domingo, 24 de maio de 2009

684: Olhanense - Jorge Costa continua no comando técnico por mais um ano

O presidente do Olhanense anunciou hoje a continuidade na próxima temporada de Jorge Costa, treinador que orientou a equipa algarvia na promoção à Liga portuguesa de futebol. 


 


"Temos um compromisso assumido há meia dúzia de dias e posso anunciar que hoje foi selado", referiu Isidoro Sousa, na recepção oficial ao Olhanense na Câmara Municipal de Olhão, após a equipa ter percorrido as principais artérias da cidade num autocarro aberto, sendo saudada por milhares de populares.



O Olhanense, campeão da Liga de Honra 2008/09, regressou à I Liga 35 anos depois da última presença entre os "grandes".

 


 


Fonte: LUSA

sexta-feira, 22 de maio de 2009

683: Festa do Olhanense


 


Fonte: www.olhanense.com


 

682: Foco de poluição em ribeira por alegada descarga de "resort" preocupa vizinhos

Um foco de poluição numa ribeira em Moncarapacho, Olhão, alegadamente provocada por uma descarga de águas residuais de um "resort" preocupa o proprietário de terreno contíguo,que fez queixa às autoridades.


 


A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve disse à Lusa que notificou o resort a apresentar os relatórios das análises regulares à qualidade da água lançada na ribeira e ainda um relatório a explicar a razão da descarga, uma vez que foi ao local e não conseguiu apurar a qualidade do efluentes lançados.



A descarga ocorreu no fim-de-semana e terá sido lançada à ribeira do Tronco, na zona de Moncarapacho, devido a um provável excesso de caudal da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Vila Monte, empreendimento de luxo com unidades de alojamento e campo de golfe.



José Soeiro, proprietário de um terreno vizinho, foi atraído pelo mau cheiro quando se encontrava a tratar das suas árvores de fruto e constatou a existência de "água negra" na pequena ribeira, para onde está direccionado um tubo proveniente da ETAR.



Preocupado com a eventual contaminação de lençóis freáticos, Soeiro alertou as autoridades para averiguar se o efluente lançado cumpria os parâmetros legais, já que o Vila Monte Resort está autorizado a fazer descargas para a ribeira, embora de acordo com alguns critérios.



No local, estiveram quarta-feira técnicos da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve e elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, para tentar recolher amostras e avaliar a qualidadee origem das água lançada.



José Soeiro teme que a situação volte a repetir-se e acrescenta que o tubo direccionado para a ribeira foi ali colocado muito recentemente, o que indicia que poderá ser usado mais vezes para efectuar descargas.



Apesar de o director-geral do "resort" garantir que a água lançada é tratada e cumpre os parâmetros, segundo disse à Lusa fonte da ARH/Algarve é "tecnicamente impossível" averiguar a qualidade do efluente lançado no fim-de-semana, uma vez que a água secou e se misturou com a terra.



"O que podemos fazer agora é uma média da qualidade do efluente lançado de acordo com os relatórios que o hotel tem que fazer periodicamente e que até agora nunca nos tinham sido entregues", frisou a mesma fonte, acrescentando que o próprio "resort" é obrigado a analisar a qualidade do efluente em caso de descarga pontual.



A ETAR do Vila Monte está autorizada pela CCDR/Algarve a efectuar um caudal máximo de descargas de 36 metros cúbicos por dia, lê-se na licença de utilização de recursos hídricos para descarga de águas residuais a que a Lusa teve acesso.



A licença de utilização, emitida em Julho de 2008, frisa que o caudal máximo permitido se refere às situações "em que não seja possível reutilizar o efluente tratado por motivos de incapacidade do sistema de armazenamento".



Para avaliar se os requisitos foram cumpridos, a ARH/Algarve notificou o "resort" a apresentar os relatórios das análises regulares.



O director-geral do Vila Monte, Mário Morais, não se mostrou surpreendido com a descarga e garantiu que a água drenada para a ribeira possui os parâmetros exigidos por lei, situação que a ARH vai agora analisar.



O Vila Monte pertence ao grupo Relais & Chateau, também proprietário da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.


 


Esgotos na ribeira em Moncarapacho


 


Fonte: LUSA


 

quinta-feira, 21 de maio de 2009

681: Plano de Contingência para ondas de calor já arrancou no Algarve

O Plano de Contingência Regional para ondas de calor 2009 da Administração Regional da Saúde do Algarve (ARS) arrancou dia 15 deste mês e estará em vigor até 30 de Setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo, informou a ARS em comunicado de imprensa.


 


O plano vai informar diariamente a população em geral sobre os níveis de alerta e sobre as medidas a tomar para diminuir os efeitos nefastos das altas temperaturas.



O Plano de Contingência para as Ondas de Calor é dotado de um Sistema de Previsão e Alerta onde é definido e emitido o Nível de Alerta para o dia seguinte que será comunicado às entidades com responsabilidade na protecção da população e a instituições de apoio aos grupos mais vulneráveis.


 


Fonte: LUSA

quarta-feira, 20 de maio de 2009

680: Elevador do Peneco inaugurado em Albufeira

"Para alguns esta obra é uma maravilha, para outros nem por isso." Foi com esta frase ambivalente que Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira, começou por apresentar a mais recente obra a ser inaugurada na cidade de Albufeira, o elevador do Peneco.



Numa cerimónia que decorreu ao inicio da tarde desta quarta-feira, e que contou com a presença dos secretários de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras, foi então oficializada a abertura ao público deste novo equipamento público.



Integrado na empreitada de construção da frente urbana poente, zona de intervenção do programa Polis em Albufeira, num investimento de 687 mil euros, este elevador representa uma melhoria significativa ao nível dos acessos à praia do Peneco, facilitando a vida a pessoas com mobilidade diminuída.



Para Desidério Silva, o elevador não traz apenas benefícios localizados: "esta obra faz parte de uma promoção muito forte com vista à valorização do município, nacional e internacionalmente", afirmou o edil, que aproveitou ainda para explicar como se insere a obra no plano geral da autarquia: "Albufeira é o maior concelho turístico do país e por isso a autarquia tem preocupações nesse sentido", disse.



Admitindo que em Albufeira o programa Polis teve algumas falhas, como “a pedra no sapato”, nas palavras do edil, que é a mata do Inatel, o edil fez ainda assim questão de reiterar o seu empenho na revitalização da cidade: “envolvi-me neste projecto para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, referiu Desidério Silva.



Na discurso de inauguração, o edil aproveitou ainda para anunciar a intenção futura de construir um passeio marítimo entre o elevador e o porto de abrigo, assim como a criação de um teleférico que irá ligar o antigo campo de futebol do Inatel até ao mesmo porto de abrigo da cidade.



Apesar de ter enumerado uma série de equipamentos construídos ou renovados com o apoio Polis, o autarca considerou que Albufeira ainda necessita de mais alguns melhoramentos, entre os quais se encontram a criação de uma ligação à Via do Infante, o reforço de meios para o Centro de Saúde local e uma melhor distribuição de efectivos das forças de autoridade, para garantir a segurança.



"Albufeira tem que ter uma aposta cada vez maior na fidelização turística. O atendimento tem que ser mais personalizado", concluiu Desidério Silva, como que deixando a receita para o sucesso turístico do município.



Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, sublinhou a questão das parcerias entre o governo e as administrações locais, acrescentando que, no seu entender, estas têm que ser cada vez mais frequentes.



"É necessário assumir a qualidade como factor distintivo no momento das escolhas turísticas. Se formos proactivos e tentarmos perceber os sinais do mercado turístico, seremos certamente mais competitivos", referiu o secretário de Estado do Turismo.



Para além da melhoria das acessibilidades ao areal, do alto dos 25 metros de altura do elevador do Peneco é possível também desfrutar de uma belíssima vista sobre o areal e sobre o mar, que não deixará por certo ninguém indiferente.

 

Fonte: Região Sul

segunda-feira, 18 de maio de 2009

679: Previsão meteorológica para a semana de 18 de Maio a 24 de Maio de 2009

Previsão meteorológica no Algarve para os próximos dias:


 


Dia 18 (2ªfeira) - Céu pouco nublado ou limpo.  Vento moderado de sudoeste.


 


Máximas: 20ºC - 27ºC


mínimas: 12ºC - 17ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 17ºC.


 


Dia 19 (3ªfeira)  -  Céu limpo ou pouco nublado. Vento moderado de oeste.


 


Máximas: 21ºC - 27ºC


mínimas: 12ºC - 16ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 17ºC


 


Dia 20 (4ªfeira)  - Céu pouco nublado temporiamente nublado por nuvens altas. Vento fraco de sul. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 22ºC - 27ºC


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1  metro.


 


Dia 21 (5ª feira)- Céu pouco nublado temporiamente nublado por nuvens altas. Vento fraco a moderado de sudoeste. 


 


Máximas: 20ºC - 26ºC 


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro.


 


Dia 22 (6ª feira)  - Céu nublado. Vento moderado de oeste. Pequena subida da temperatura máxima.


 


Máximas: 20ºC - 24ºC 


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro.


 


Dia 23 (Sábado)  - Céu nublado. Vento moderado de noroeste.  


 


Máximas: 16ºC - 22ºC


mínimas: 10ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro.


 


Dia 24 (Domingo) - Céu nublado. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 19ºC - 23ºC


mínimas: 10ºC - 14ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste com 1 metro.

domingo, 17 de maio de 2009

678: Olhanense promovido à SuperLiga: "É um feito enorme", diz Jorge Costa

O treinador do Olhanense, que assegurou este domingo o primeiro título como técnico, realçou hoje "o feito enorme" que constituiu a subida da equipa algarvia à Liga portuguesa de futebol.


"É um feito enorme, conseguido com dificuldades, com um orçamento baixo, mas com um grupo de trabalho maravilhoso. Desde o primeiro dia até hoje, os jogadores têm sido inexcedíveis", afirmou Jorge Costa.



O antigo internacional português, que fez quase toda a carreira no FC Porto, falava aos microfones da Sport TV, após a vitória do Olhanense no terreno do Gondomar, por 1-0, em jogo da 29ª e última jornada.



"Posso dedicar a vitória a muita gente, não o farei para não me esequecer de ninguém. Por isso, dedico-a a eles (jogadores)", acrescentou Jorge Costa, antes de ser "empurrado" por Bruno Veríssimo para os festejos com a equipa.



Toy, autor do golo do Olhanense no Estádio São Miguel, quando a equipa já estava reduzida a 10 unidades (viria a terminar com nove), disse que o seu tento deu "muita alegria da equipa e a todos os adeptos presentes".



"Foi muito importante para mim e para a minha família", acrescentou o avançado, que já representou o Benfica e poderá voltar a jogar na primeira divisão.

 


 


Fonte: LUSA

677: Olhanense já campeão promovido à SuperLiga

O Olhanense garantiu este domingo o primeiro lugar da Liga de Honra e subiu ao escalão principal, quando ainda falta uma jornada para acabar o campeonato, pós vencer o Gondomar, por 1-0.


 


À 29ª jornada, um golo de Toy aos 76 minutos, quando a equipa estava reduzida a 10 unidades (viria a terminar com nove), garantiu aos algarvios o regresso à primeira Liga 35 anos depois da última presença.



A equipa de Jorge Costa acusou algum impaciência durante os 90 minutos, permitindo ao conjunto da casa, que necessitava dos três pontos para continuar a lutar pela permanência sem depender de terceiros, subir no terreno e aumentar, ainda mais, o nervosismo dos algarvios.



Mesmo assim, o Olhanense conseguiu reagir e o equilíbrio passou a ser a palavra de ordem, dando um novo colorido ao jogo que, tendo em conta as necessidades de ambas as equipas, se assumiu emocionante desde o primeiro minuto.



O Gondomar dificultou bastante a tarefa do conjunto liderado por Jorge Costa. Aos 27 minutos, Hélio, em velocidade, percorreu o todo o corredor esquerdo até ser travado em falta por Edson, num lance que o árbitro não hesitou em assinalar. No livre, Bruno Severino rematou ao lado.



No segundo tempo, e após 10 minutos de algum equilíbrio, o Gondomar assumiu o controlo do jogo, entrando com alguma facilidade de área do Olhanense, mas Bruno Severino (63) e Hélio (71) atiraram fraco nas ocasiões de que dispuseram.



Numa altura em que a situação já estava má para a Olhanense, Messi complicou ainda mais ao ver o cartão vermelho (por acumulação de amarelos) por palavras dirigidas ao árbitro.



A jogar com menos um, e contra todas as expectativas, a equipa de Olhão faz o golo que lhe garante a subida ao escalão principal. Djalmir, em frente à baliza gondomarense, cabeceou para a emenda certeira de Toy.



Depois do golo, o jogo tornou-se bastante confuso e faltoso, o que aumentou ainda mais o nervosismo no Estádio de S. Miguel e resultou ainda em outras três expulsões, de Gora Tall (Gondomar), Djalmir (Olhanenses) e do técnico Jorge Costa, com algum excesso de zelo e erros do árbitro Bruno Paixão.

 


 


Fonte: LUSA

sábado, 16 de maio de 2009

676: Petição "Salvar a Ria Formosa"

O movimento " Somos Olhão- Movimento de cidadania actva" tem a decorrer uma petição como tema "Salvar a Ria Formosa" para mais detalhes sobre esta petição e assinar a respectiva petição cliquem no seguinte link: http://www.peticao.com.pt/ria-formosa.


 


Pedido ao Parlamento Europeu



Os subscritores, pedem ao Parlamento Europeu que acompanhe o tratamento, atenção e andamento dado pela Comissão Europeia dado à Queixa que lhe foi apresentada e que recebeu a referência SG/CDC (2009) A/, 2377, e o acompanhamento dado pela Comissão Europeia à execução e cumprimento pelo Estado português da Directiva nº 91/271/CEE do Conselho de 21 de Maio de 1991 e transposta para o Direito Português pelo Decreto-Lei nº 152/97, relativamente ao tratamento de águas residuais urbanas aplicada à Ria Formosa, concretamente :

1- Na aplicação das medidas necessárias para garantir o pleno e correcto funcionamento dos sistemas de drenagem de forma a garantir a qualidade das águas receptoras;

2- Na obrigação da implementação do tratamento adequado às águas residuais urbanas na observância do princípio da reutilização de águas, lamas e emanações gasosas como sendo convenientemente sustentável.


 

sexta-feira, 15 de maio de 2009

675: Olhanense: Este é o "momento certo" para subir, dizem presidentes do clube e da Câmara

Este é o “momento certo” para o Olhanense subir mais um patamar no futebol nacional e atingir a Liga principal, garantem em uníssono o líder do clube, Isidoro Sousa, e o presidente da Câmara Municipal de Olhão Francisco Leal.


 


“O clube foi-se preparando nesse sentido, ao longo destes últimos anos, juntando um conjunto de condições, não diria ideais, mas prioritárias, para que pudesse dar este salto neste momento”, assegura o presidente do emblema, à Agência Lusa.



As receitas actuais “ainda não são suficientes” para fazer face às despesas que uma subida acarreta, mas o dirigente sabe que os apoios serão diferentes, caso o clube esteja no patamar maior do futebol nacional.



“Tenho medo de estar na Liga de Honra, mas a Liga principal não me mete medo, pois as receitas e os apoios crescem, tendo, claro, de ser geridos com equilíbrio e bom-senso”, sustenta Isidoro Sousa.



A venda dos terrenos do antigo Estádio Padinha permitiu limpar o passivo, garantindo ao clube receitas mensais pelo aluguer de espaços do centro comercial Ria Shopping, ali recentemente inaugurado.



“Ainda é cedo para fazer contas a outros apoios e às receitas das transmissões televisivas. Estamos a preparar o clube para enfrentar o futuro e, quando assegurarmos a subida, há tempo para pensar nisso”, diz o presidente do Olhanense.



O que já está em estudo, e avançará imediatamente que a subida esteja garantida - o que pode acontecer domingo em Gondomar -, é a renovação do Estádio José Arcanjo, nomeadamente com a melhoria das bancadas e a iluminação artificial, impreterível para receber jogos televisionados.



“Já temos planificadas algumas das mudanças e contamos com o apoio da autarquia”, refere Isidoro Sousa, explicando que o clube entregou também uma candidatura junto da Liga para receber apoios relativos à segurança e bilhética.



Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, reiterou o que já havia prometido - que vai ajudar o clube a renovar o seu recinto, de modo a evitar ter de jogar no Estádio Algarve, localizado entre Faro e Olhão.



“Com a subida garantida, vou ao estádio reunir-me com os dirigentes para analisarmos pormenorizadamente aquilo que é preciso fazer para que o Olhanense dispute ali todos os jogos, como é desejo da população”, afirma.



O autarca sabe que uma subida “dará um impulso e uma nova dinâmica à cidade”, acrescentando: “O Olhanense já é o maior veículo de promoção do concelho e sê-lo-á ainda mais, se subir”.



Também Francisco Leal, que vê a cidade “a vibrar intensamente”, entende que este é “momento certo” para a promoção à Liga principal: “É agora ou nunca. O clube vive uma situação exemplar, graças à gestão responsável dos seus dirigentes e há que aproveitar”



Para o presidente do clube, Isidoro Sousa, dirigente há mais de duas décadas, será um momento “especial”, que a família também vai partilhar, uma vez que os seus dois filhos, Filipe e Lígia Sousa, também o acompanham na Direcção: “Somos uma peça do ‘puzzle’”, diz.



“Desde pequeno que comecei a gostar do Olhanense e já no triciclo tinha o símbolo do clube. Fui colaborador e dirigente e esta ligação tem sido de entrega total. Só falta a cereja no topo do bolo”, finaliza.



O responsável sente a cidade unida, mas não só: “A região algarvia também está connosco, como se viu no domingo, em que tivemos 8000 pessoas [no estádio]. Não é por acaso: há um sentimento generalizado, em todo o país, de que somos um clube simpático”.


 


Fpnte: LUSA

quinta-feira, 14 de maio de 2009

674: Paixão familiar ISIDORO CONTA COM OS FILHOS NA DIREÇÃO



O clã Sousa promete festejar em grande, caso o Olhanense celebre já este domingo a subida ao escalão maior: Isidoro, 52 anos, o líder do clube, conta na direção com o apoio da filha, Lígia Sousa, 26 anos, "vice" das relações públicas, e do filho, Filipe Sousa, 30 anos, um dos responsáveis do futebol.


"A promoção ao campeonato principal é o sonho da minha vida e, se acontecer, o primeiro abraço será para a família, que tem estado sempre a meu lado, sem esquecer toda a direção, os técnicos e os jogadores", refere Isidoro Sousa, há 25 anos ligado a sucessivas direções comandadas por Vítor Louro (já falecido), Artur Viegas, João Gomes, José Cardoso e Carlos Nóbrega e nos últimos 2 anos na cadeira presidencial.


"O meu pai, curiosamente, não gostava de futebol, mas desde muito miúdo os amigos dele levavam-me aos jogos e depressa aprendi a gostar do Olhanense", conta o líder dos rubro-negros.


A paixão passou para a filha. "Cresci com o meu pai como dirigente e o meu irmão a jogar. O Olhanense está no meu sangue", diz Lígia Sousa, que desde os 16 anos exerce funções no clube, primeiro, como speaker nos jogos e nos aniversários e apresentações do plantel e, depois, como vogal e, desde há 4 anos, "vice" das relações públicas.


Filipe, o filho, jogou no Olhanense dos 6 aos 23 anos, chegando a sénior. "Uma lesão impediu-me de continuar e, depois, treinei várias equipas da formação. Cresci com o Olhanense sempre presente na minha vida, este é o clube que eu amo."


Há dois anos, o pai chamou-o para a direção. "Não é esta a minha vocação, mas não podia negar-lhe ajuda e estou contente com o trabalho desenvolvido", refere, espelhando a felicidade de um clã que constitui caso único ao nível dos principais clubes do País e pode celebrar em grande no domingo.




Fonte: Record


quarta-feira, 13 de maio de 2009

673: Mendes Bota mostra-se favorável a centrais de dessalinização

O presidente do PSD-Algarve, Mendes Bota, defendeu na semana passada, durante o Fórum «Portugal de Verdade», organizado pelo PSD, a possibilidade de construção de centrais de dessalinização.



O nono debate organizado pelos sociais-democratas, cujo ciclo tem passado por todo o país, versou temas ambientais e juntou cerca de três centenas de pessoas no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.



Na sequência de um comentário de um dos prelectores, o ex-secretário de Estado do Ambiente, Poças Martins, que se manifestou anti-dessalinização, secundado pelo presidente do GEOTA, Joanaz de Melo, Mendes Bota pediu a palavra para elogiar esse método de aproveitamento de água salgada.



Para Poças Martins, a dessalinização “não faz sentido” por ser “cara e de grande consumo energético” e porque existem no Algarve “bons recursos”, designadamente lençóis freáticos e barragens.



Mendes Bota tinha visitado horas antes, com a comitiva de dirigentes nacionais, uma estação que serve vários hotéis do Grupo Pestana na região e reclamou a possibilidade de serem construídas centrais de dessalinização no Algarve, para combater a “dependência da empresa Águas do Algarve”.



“Só em Espanha já existem mais de 800 dessalinizadoras de pequeno ou médio porte”, lembrou.



As energias renováveis, a energia nuclear, os transportes e o ordenamento do território e a atitude das empresas em relação ao ambiente foram vários dos temas abordados no debate, no qual também participou o empresário Gilberto Jordan.



A líder do partido, Manuela Ferreira Leite, veio até ao Algarve para ouvir os especialistas, moderados pelo ex-presidente do PSD, Marques Mendes, mas não falou.



O encerramento da sessão ficou assim a cargo do «vice» José Pedro Aguiar-Branco, que elogiou a «casa cheia»: “Aqui estamos a discutir, mesmo com ideias opostas, porque no PSD não há clima de medo, pensamentos únicos ou receio de dizer o que vai na alma.”

 


 


Fonte: Região Sul

672: História de Olhão vai ser editada em BD


A obra foi criada por José Garcês, histórico da BD nacional

“História de Olhão em BD”, assim se vai chamar a obra de banda desenhada da autoria de José Garcês editada pelo Município de Olhão.



Com lançamento marcado para o próximo dia 18 de Maio, às 19h00, na Biblioteca Municipal de Olhão, este livro surge no âmbito das comemorações dos 200 anos da elevação de Olhão a Vila e da revolta contra as tropas napoleónicas.



O livro conta então em imagens, de forma simples e atractiva os momentos mais marcantes da história da agora cidade de Olhão, e será distribuído a todos os alunos e professores das escolas do concelho olhanense, sendo também posteriormente também vendido ao público.



José Garcês, o autor do livro, nasceu em Lisboa em 1928, tendo frequentado a Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde obteve o diploma do curso de Artes Gráficas em 1946. No mesmo ano iniciou a sua carreira de autor de banda desenhada no jornal infantil e juvenil "O Mosquito". Colaborou, como autor de BD ou ilustrações, em inúmeras revistas como a "TimTim", "Girassol" e "Fungágá" e jornais como "O Século", acabando também por desenhar para a maioria das editoras escolares nacionais.



José Garcês foi também presidente do Clube Português de Banda Desenhada na década de 80 e participou em vários eventos internacionais representando símbolos portugueses ou a história nacional em formato BD.



Os seus trabalhos foram alvo de várias exposições e é autor de várias obras sobre história de cidades, como as de Faro, Guarda ou Ourém. Recebeu vários prémios e troféus ao longo da sua já vasta e reconhecida carreira.


Fonte: Região Sul

segunda-feira, 11 de maio de 2009

671: Previsão meteorológica para a semana de 11 de Maio a 17 de Maio de 2009

Previsão meteorológica no Algarve para os próximos dias:


 


Dia 11 (2ªfeira) - Céu muito nublado. Aguaceiros e possibidade para a ocorrência de trovoadas. Vento moderado de sudoeste.


 


Máximas: 17ºC - 22ºC


mínimas: 12ºC - 17ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 18ºC.


 


Dia 12 (3ªfeira)  -  Céu nublado diminuindo de nebulosidade a partir da tarde. Vento moderado de oeste.


 


Máximas: 18ºC - 23ºC


mínimas: 12ºC - 16ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 18ºC


 


Dia 13 (4ªfeira)  - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado de noroeste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 19ºC - 25ºC


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1  metro.


 


Dia 14 (5ª feira)- Céu pouco nublado. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 20ºC - 25ºC 


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro.


 


Dia 15 (6ª feira)  - Céu  pouco nublado. Vento moderado de noroeste. Pequena subida da temperatura máxima.


 


Máximas: 20ºC - 26ºC 


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro.


 


Dia 16 (Sábado)  - Céu  pouco nublado. Vento fraco a moderado de noroeste.  


 


Máximas: 16ºC - 25ºC


mínimas: 10ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro.


 


Dia 17 (Domingo) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 19ºC - 24ºC


mínimas: 10ºC - 14ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste com 1 metro.

domingo, 10 de maio de 2009

670: Olhanense dá "passo de gigante" rumo à Liga

O Olhanense ficou hoje uma vitória da subida à Liga principal de futebol, ao ganhar em casa ao Santa Clara por 1-0, com Djalmir a marcar de grande penalidade, em encontro da 28.ª ronda da Liga de Honra.


 


As duas equipas anularam-se uma à outra durante os 90 minutos, acabando por surgir o melhor marcador da prova a decidir a partida a quatro minutos do fim, com o seu 20.º golo no campeonato.



Com este sucesso ante um adversário directo, o Olhanense consolidou a liderança da Liga de Honra, passando a somar 52 pontos, mais três do que o Santa Clara e quatro do que a União de Leiria, que joga à tarde, necessitando agora apenas de uma vitória para garantir a subida de divisão.



Em conferência de imprensa após o jogo, o treinador do Olhanense Jorge Costa afirmou que a sua equipa deu um "passo de gigante" para assegurar a subida à Liga principal de futebol, com o triunfo em casa sobre o Santa Clara (1-0).



"Hoje demos um passo de gigante e sabemos que com [mais] três pontos subimos à Liga, independentemente do que se passe nos outros campos. Vamos usufruir do momento e começar a pensar no Gondomar, e em ir lá conquistar os três pontos, a partir de terça-feira", disse o técnico.



Na conferência após o encontro com os açorianos, Jorge Costa reconheceu que o jogo "foi fechado" e que a sua equipa "não deu o espectáculo que habitualmente gosta de oferecer".



"Era um jogo importante, quase decisivo, e em termos de organização as duas equipas estiveram quase perfeitas. Era importante, acima de tudo, não cometer erros", acrescentou.



Cerca de 8000 adeptos deram força à equipa algarvia: "Foram incansáveis a apoiar do primeiro ao último minuto. Têm uma grande quota-parte de responsabilidade na nossa carreira", explicou Jorge Costa.



Um desses adeptos foi Manuel Cajuda, técnico do Vitória de Guimarães e natural de Olhão, que percorreu mais de 600 quilómetros para apoiar a equipa da sua terra.



"Quando subi com o Guimarães, também festejei em Gondomar e espero que o Olhanense repita esse facto", disse o treinador dos vimaranenses, que prometeu andar com Jorge Costa "ao colo".



O técnico do Santa Clara, Vítor Pereira, salientou que ainda continua a acreditar na possibilidade de a sua equipa subir de divisão, garantindo que vai tentar vencer nas duas últimas rondas.



"Esperemos que esta derrota não seja decisiva e que o campeonato do nível que fizemos, no fim, nos premeie com a subida. Vamos continuar a acreditar que podemos vencer os dois jogos que faltam para garantir a subida", disse.

 


 


Fonte: LUSA

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Situação das Albufeiras no Algarve

Dados referentes a 30 de Abril de 2009


 


 


Volume armazenado nas Albufeiras (Barragens) e a percentagem de armazenamento:


 


Albufeira do Arade:    7304 dam3  ( 25.73 %)       (- 1.16%)


Albufeira do Beliche:   33668 dam3 ( 70.14 %)    (- 4.71%)


Albufeira da Bravura:  31527 dam3 ( 90.53 %)     (+ 5.29%)


Albufeira do Funcho:   30430 dam3 ( 63.77 %)    (- 28.23%)


Albufeira de Odeleite: 120244 dam3 ( 92.50 %)  (- 1.43%)


 


(---) - diferença em relação ao mês passado


 


Fonte: INAG

quarta-feira, 6 de maio de 2009

669: Reitor da Universidade do Algarve vai pedir demissão

Numa nota enviada a todos os alunos da UALG onde diz o seguinte:


 


O Conselho Geral da Universidade do Algarve reuniu na passada Segunda-feira, dia 4 de Maio. A Ordem de Trabalhos incluía a eleição do Presidente do Conselho, bem como uma exposição do Reitor sobre a situação da Universidade. O Conselho analisou no final as tarefas que lhe cabem no âmbito das suas competências próprias e das propostas que a Reitoria, estatutariamente, terá de submeter nos próximos meses para análise deste órgão.

O Presidente, de acordo com os Estatutos, devia ser escolhido de entre um dos membros externos entretanto cooptados. Como resultado da votação, o Dr. Fernando Ulrich foi eleito Presidente do Conselho Geral.

A exposição apresentada pelo Reitor suscitou comentários, perguntas e sugestões por parte dos presentes, reconhecendo-se que no futuro deverá começar a haver uma apresentação cabal de informação referente às actividades da Universidade do Algarve.

No capítulo da programação das actividades do Conselho foram criados grupos de trabalho para elaborar os textos-base de diversos documentos necessários ao seu funcionamento e às suas decisões futuras. Foram igualmente marcadas as próximas reuniões.

O Reitor, no final da reunião, solicitou ao Conselho a inclusão da organização do processo eleitoral para o cargo de Reitor no seu plano de actividades e manifestou a sua intenção, após a tomada de posse dos Directores das Unidades Orgânicas (previstas para o final do mês de Maio), de apresentar a sua demissão.

 

 

668: Loulé acolhe evento de observação de aves

A Autarquia de Loulé vai realizar um segundo passeio de observação de aves nesta Primavera, altura privilegiada para este tipo de actividades. O evento tem lugar na Lagoa da Foz do Almargem, no próximo dia 9 de Maio.



Este passeio será coordenado por dois monitores, João Ministro e Miguel Mendes, da Associação Almargem, sendo o local de concentração na Fonte Santa, em frente ao restaurante Marufo, pelas 9:00 horas.



As inscrições, limitadas a um máximo de 20, são gratuitas e estão abertas até ao dia 5 de Maio, através da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Loulé.

 

Fonte: Região Sul

667: Ria de Alvor: CCDR Algarve multou empresa de Aprígio Santos por obra ilegal

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) decidiu, na semana passada, aplicar uma coima de 16 mil euros a uma empresa de Aprígio Santos, por ter efectuado uma obra ilegal na sua propriedade localizada na Ria de Alvor.


 


É a primeira decisão sobre contra-ordenações levantadas à empresa do presidente da Naval 1º de Maio, por “diversas violações ao regime da REN [Rede Ecológica Nacional] e da Rede Natura 2000” na Quinta da Rocha.



Segundo o porta-voz da CCDRA, dos oito processos em instrução, há ainda “um que está em fase avançada de instrução pela ARH [Administração da Região Hidrográfica do Algarve] relativo a matéria do domínio hídrico e REN e outros seis que estão a ser instruídos na CCDR e cuja situação será concluída muito em breve”.



Carlos Cruz recordou que, em Novembro de 2008, foi aberto mais um processo de contra-ordenação contra a empresa, na sequência de uma acção de fiscalização em que se detectou que foram gradados cerca de 3,5 hectares de terreno no Sapal Este da Quinta da Rocha e que, na parcela contígua a Sul, pastavam cerca de 50 cabeças de gado bovino.



“Dado que os terrenos estão inseridos em área de Reserva Ecológica Nacional, Sapal da Ria de Alvor e Rede Natura 2000 e que a empresa não tem qualquer autorização, foi levantado auto de notícia, por infracção ao regime da REN e Rede Natura 2000”, referiu.



Esta infracção foi, de resto, comunicada ao Ministério Público, que está a instruir um processo contra a Butwell - Trading, Serviços e Investimento, SA, onde a empresa é acusada de um crime de desobediência, por “desrespeito aos vários embargos já efectuados pela CCDR Algarve na zona do Sapal Este”.



Carlos Cruz esclareceu que as intervenções perpetradas pela Butwell na sua propriedade da Quinta da Rocha, “devido à extensão e destruição sistemática de espécies de flora selvagens legalmente protegidas no Sapal Este, constituem infracções graves ao regime da Rede Natura 2000 e da REN, pelo que são susceptíveis da qualificação de crime de danos contra a natureza”.


 


Fonte: LUSA

segunda-feira, 4 de maio de 2009

666: Polis Litoral anunciado para a Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, anunciou este domingo um Polis Litoral para a Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, abrangendo três concelhos e com um investimento de 40 milhões de euros até 2013.



“O Polis para esta zona vai intervir numa área extensa – nos municípios de Vila do Bispo, Aljezur e Odemira – e fará claramente a diferença, sendo um projecto de excepcional significado”, disse o governante, à margem da inauguração do Centro de Interpretação de Vila do Bispo.



O quarto Polis Litoral – segue-se aos já previstos para o Norte, Ria de Aveiro e Ria Formosa – ainda só está no papel mas os responsáveis do Programa Polis “já iniciaram um reconhecimento” das potencialidades daquela região, revelou o ministro.



Nunes Correia avançou que, durante a próxima semana, vão realizar-se os primeiros contactos com as três autarquias – que vão dividir com o Estado a estrutura accionista da sociedade criada especificamente para o efeito – “para definir em concreto o plano de intervenção”.



Dentro de alguns meses, será publicado o decreto-lei, com o responsável pela pasta do Ambiente no governo a prever que as obras se iniciem no terreno já no próximo ano, tendo prazo de conclusão definido para 2013.



“Queremos deixar uma marca de mudança, sem negar os valores naturais mas conciliando o desenvolvimento económico e social”, assegurou o ministro, falando numa “interligação harmoniosa entre aglomerados urbanos e espaços naturais”.



O Polis Litoral da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, acrescentou Nunes Correia, pretende “valorizar o território em termos paisagísticos e naturais e reforçar a identidade da zona”.



Valorizar as áreas balneares; proteger as arribas; criar percursos de visitação, ecovias e ciclovias; e melhorar núcleos populacionais, são algumas das intervenções específicas em que vão ser gastos os anunciados 40 milhões de euros de investimento.



Nunes Correia elogiou “o dedo que adivinha” do presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Gilberto Viegas, que minutos antes, no seu discurso, tinha exigido um Polis para a Costa Vicentina.



“Se há um Polis para a Ria Formosa, por que razão não podemos ter um Polis para a Costa Vicentina?”, questionou o autarca, sublinhando que aquela área “não pode ser o «parente pobre» do Algarve”.



O autarca de Vila do Bispo afirmou-se “satisfeito” com o anúncio. “É naturalmente positivo, mas é importante que essas acções possam passar à prática o mais rápido possível”, referiu Viegas.



Também o presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Manuel Marreiros, ficou agradado. “Já esperava por isto, desde a criação do Polis Ria Formosa. Um programa deste género, já há muitos anos que o pedimos, para que potencie intervenções integradas e não avulsas”, comentou.

 


Fonte: Região Sul

665: Previsão meteorológica para a semana de 4 de Maio a 10 de Maio de 2009

Previsão meteorológica no Algarve para os próximos dias:


 


Dia 4 (2ªfeira) - Céu pouco nublado temporiamente muito nublado por nuvens altas. Vento moderado de leste.


 


Máximas: 21ºC - 26ºC


mínimas: 12ºC - 17ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 a 1.5 metros. Temperatura da água do mar: 16ºC.


 


Dia 5 (3ªfeira)  -  Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de leste.


 


Máximas: 21ºC - 26ºC


mínimas: 12ºC - 16ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 a 1.5 metros. Temperatura da água do mar: 16ºC


 


Dia 6 (4ªfeira)  - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado de leste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 22ºC - 27ºC


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1  metro.


 


Dia 7 (5ª feira)- Céu nublado por nuvens altas. Vento fraco de noroeste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 20ºC - 26ºC 


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 metro.


 


Dia 8 (6ª feira)  - Céu  pouco nublado. Vento moderado de norte. Pequena subida da temperatura máxima.


 


Máximas: 20ºC - 25ºC 


mínimas: 12ºC - 15ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 metro.


 


Dia 9 (Sábado)  - Céu  pouco nublado. Vento fraco a moderado de sul.  


 


Máximas: 16ºC - 25ºC


mínimas: 8ºC - 13ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 metro.


 


Dia 10 (Domingo) - Céu nublado por nuvens altas. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 19ºC - 24ºC


mínimas: 10ºC - 14ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste com 1 metro.

domingo, 3 de maio de 2009

664: Dia «negro» não afasta sonho


Un. Leiria, 5 – Olhanense, 1

O Olhanense saiu vergado a uma goleada (5-1) na deslocação a Leiria mas, apesar deste dia «negro», o sonho da subida mantém-se para os algarvios, que continuam a depender de si próprios.



O avançado brasileiro Carlão foi a figura do jogo, assinando quatro dos cinco golos com que a equipa de Manuel Fernandes «brindou» o conjunto de Olhão, que só respondeu, de livre, por Rui Duarte, já nos descontos.



Apesar da derrota, o Olhanense manteve a liderança da prova, ainda que em igualdade com o Santa Clara, que cedeu empate caseiro com o Desp. Aves (1-1). As duas equipas, que se defrontam no próximo domingo, na «casa» dos algarvios, têm mais um ponto do que os leirienses.



Os locais abriram o activo no primeiro minuto, quando Carlão aproveitou um mau atraso de cabeça Marco Couto, o primeiro de muitos erros algarvios, para, de ângulo apertado, marcar o seu primeiro golo.



O Olhanense reagiu com firmeza ao «soco» inicial mas a pressão não resultou em qualquer golo: a melhor ameaça coube a Ukra, aos 14 minutos, com um tiro à barra da baliza de Ricardo.



No último quarto de hora da primeira parte, a União de Leiria imprimiu um ritmo avassalador, que lhe valeu várias oportunidades, duas delas concretizadas com sucesso, por Carlão (36’) e Pedro Cervantes (40’).



Após o intervalo, o conjunto de Olhão não passou das ameaças, vendo os leirienses chegar a números concludentes, com mais dois tentos do «matador» Carlão (53’ e 61’), a figura de uma partida presenciada por mais de 6 mil espectadores, mais de um milhar vindo do Algarve.



O «capitão» Rui Duarte ainda desperdiçaria uma grande penalidade, aos 71 minutos, acabando por assinar o «ponto de honra» dos algarvios no primeiro minuto dos descontos, de livre directo.



Ficha



Estádio Municipal de Leiria. Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal), auxiliado por Venâncio Tomé e Mário Dionísio.



Un. Leiria – Ricardo; Bruno Miguel, Mamadou (Wagnão, 78’), Luiz Carlos e Paulo Vinicius; Tiago (André Santos, 82’), Marco Soares, Pedro Cervantes e Pateiro (Ouattara, 75’); Cássio e Carlão. Treinador: Manuel Fernandes.



Olhanense – Bruno Veríssimo; Bruno Mestre, Marco Couto, Anselmo e Stéphane (Guga, 68’); Rui Baião (Messi, 57’), Castro e Rui Duarte; Ukra, Djalmir (João Paulo, 68’) e Toy. Treinador: Jorge Costa.



Marcadores: Carlão (1’, 36’, 53’ e 61’), Pedro Cervantes (40’) e Rui Duarte (90+1’).



Disciplina: Cartão amarelo para Anselmo (56’), Mamadou (60’), Tiago (63’) e Castro (88’).

 

Fonte: Região Sul


4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...