quinta-feira, 5 de março de 2009

607: Parques Naturais estão a "saque"

Fernando Pessoa, fundador e primeiro presidente do Serviço Nacional de Parques, diz que os parques naturais estão "a saque" e criticou a "inoperância" da tutela do Ambiente.


 



"O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) é uma tontice", disse o professor convidado da Universidade do Algarve à agência Lusa, à margem da apresentação de um livro.


 


Segundo o arquitecto paisagista, que criou os primeiros parques e reservas naturais portugueses, o instituto está "descaracterizado" e a "estragar" o trabalho "sério" que começou no pós-25 de Abril.


 


Quanto à Ria Formosa, que se estende por cinco concelhos algarvios, entre Loulé e Vila Real de Santo António, Fernando Pessoa salientou os "ataques" que têm sido feitos àquele sistema lagunar.


 


"Qualquer dia [a Ria Formosa] parece um lago no meio do Campo Grande", ironizou, criticando o Ministério do Ambiente e ICNB de "inoperância" e acusando-os de não conseguir garantir a conservação da natureza.


 


“Freeport não é caso único”


 


"Está tudo transformado num clientelismo", afirmou, apontando o caso Freeport como um dos "escândalos" que ocorreram na Reserva Natural do Estuário do Tejo e que, diz, não constitui caso único.


 


Aquele responsável falava à Lusa à margem da cerimónia de apresentação do livro "Árvores e Arbustos", do arquitecto José Marques Marques Moreira, que foi hoje apresentado na Universidade do Algarve.


 


"O que se faz em Portugal vai completamente ao arrepio do que acontece no resto da Europa, nomeadamente em Espanha", afirmou, acrescentando que Portugal é o único país onde os parques não têm um director.


 


"Há um supervisor para quatro ou cinco parques e com tantos adjuntos isto mais parece uma economia de mercearia", concluiu Fernando Pessoa.


 


Fonte: Observatório do Algarve


Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...