terça-feira, 1 de abril de 2008

208: Fogos florestais vão estar em debate na cidade de Faro

A AMAL realiza nos dias 3 e 4 de Abril, no auditório da Direcção Regional de Agricultura e Pescas, no Patacão, Faro, um seminário que se enquadra no âmbito do projecto «OCR Incendi».


Durante os dois dias, será lançada a discussão técnica e política sobre os futuros programas de cooperação sobre o risco de incêndio no território mediterrânico.

Por isso, os dois temas a ser tratados no dia 3 são «Gestão interface urbana/florestal» e «Políticas para a floresta», sendo apresentadas palestras de entidades oficiais ligadas ao projecto.

No dia seguinte, estará em destaque a avaliação do projecto «OCR Incendi», bem como uma reunião técnica com os parceiros do projecto, que será levado a cabo no território mediterrânico.

Entre as entidades oficiais estão o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, o Departamento da Natureza da Região Toscana, Itália, a Comissão do Ambiente e Comissão Temporária sobre as alterações climáticas.

Nove regiões portuguesas e espanholas fazem parte deste projecto aprovado pela União Europeia, que envolve cerca de sete milhões de euros. O Algarve contou com 630 mil euros para investir em áreas ligadas à prevenção de incêndios florestais.

A verba disponibilizada foi utilizada para a produção e actualização de cartografia temática de defesa da floresta contra incêndios para os municípios de Loulé, Monchique, Silves e Tavira.

Foi ainda usada para a criação de um modelo de gestão de aceiros, bem como para a elaboração de um Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios para o município de São Brás de Alportel.

Com a participação no projecto foi ainda possível elaborar um manual de boas práticas florestais intitulado « Técnicas de recuperação de sobreirais ardidos na Serra do Caldeirão», pela associação de produtores florestais daquela serra, dotar de meios informáticos o veículo de planeamento, comando e comunicações, bem como a sala de situação e apoio à decisão do Centro Distrital de Operações e Socorro de Faro.

Por fim, foi elaborada uma campanha de sensibilização na região do Algarve sobre a prevenção de incêndios florestais, levada a cabo pela AMAL.


Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...