No dia 20 de Março de 2015 ocorre um eclipse total do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português. O eclipse total será visível no extremo norte do oceano Atlântico, nas Ilhas Faroé, Svalbard e região Ártica (passa no pólo norte), numa faixa com largura entre os 410 e os 480 km.
Em Agosto de 2008 a tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional) fotografou a faixa de totalidade dum eclipse que também percorreu a região Ártica do planeta (na foto à esquerda, clique para ver maior). Note-se a gradação da iluminação crescente saindo da zona da umbra e entrando pela penumbra solar, além da coloração amarelada (realista pois é reflexão no gelo branco) devida à dispersão atmosférica.
Não teremos a sorte dum eclipse total em Portugal, mas a percentagem da parcialidade atinge os 77% nas ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores, sendo menor para latitudes inferiores (veja nos mapas).
Certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar. Consulte a nossa página com informação completa: OBSERVAR O SOL EM SEGURANÇA
A duração total do eclipse aproxima-se das 2h com início cerca das 8h UT, o máximo próximo das 9h e o término perto das 10h. Os tempos exatos bem como as percentagens de área solar coberta, para as várias capitais de distrito do continente (62% a 74%) e para as regiões autónomas dos Açores (70% a 77%) e da Madeira (~57%).
Sendo produzidas pelo HM Nautical Almanac Office, pode ver aqui animações do eclipse parcial em várias cidades do continente: Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.
Fonte: OAL
Sem comentários:
Enviar um comentário