quarta-feira, 1 de maio de 2013

1819: Albufeira: derrocada em praia onde morreram 5 pessoas em 2009

Parte de uma falésia, com cerca de 20 metros de altura, ruiu ao final do dia de anteontem na praia Maria Luísa, em Albufeira, sem causar vítimas. Naquela praia, em 2009, morreram cinco pessoas devido à derrocada de uma arriba.

"Foi um estrondo muito grande", refere Daniel Carvalho, nadador-salvador naquela praia, adiantando que, "na altura, o tempo estava chuvoso, pelo que não havia ninguém na praia".

A zona da derrocada está agora sinalizada com fita e placas, colocadas pela Polícia Marítima, mas há quem não ligue. "Levamos o dia todo a avisar as pessoas", frisa Nelson Corpas, também nadador-salvador daquela zona balnear.

Este ano, já foram registadas 12 derrocadas em arribas nas praias algarvias, segundo apurou o CM junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Sebastião Teixeira, responsável da APA no Algarve, diz que o número registado "está dentro da média anual".

Sebastião Teixeira adianta que a arriba já estava sinalizada para ser alvo de uma derrocada controlada este mês. "Agora, iremos fazer essa intervenção, mas de forma diferente", diz o responsável da APA. Está ainda programado o saneamento de uma arriba na Praia da Santa Eulália, também em Albufeira.


 


Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...