domingo, 25 de novembro de 2012

1733: Tornado: Governo disponibiliza dois milhões de euro

A existência de empréstimos para compra de casa ou carro e o número de filhos de cada família vão ser tidos em conta nos critérios para atribuição de apoios às vítimas do tornado que, dia 16, atingiu os concelhos de Lagoa e Silves. Até quem tenha seguro pode receber ajudas, caso se mostre necessário.




No total, o Governo tem dois milhões de euros para apoiar as famílias afectadas, anunciou ontem o secretário de Estado da Segurança So-cial, Marco António Costa, após reunião com os presidentes das duas autarquias, em Faro. Verba considerada "mais do que suficiente", pelo governante, face ao valor dos prejuízos apurados.


 


"A intenção é ajudar quem tem maiores dificuldades", referiu ao CM o presidente da Câmara de Lagoa, José Inácio Eduardo, "vamos analisar caso a caso e não será apenas o vencimento de cada agregado familiar a determinar o apoio", acrescentou. Por isso, o autarca apela a que todos os que foram afectados pelo tornado se dirijam, ao longo da próxima semana, aos serviços sociais dos respectivos municípios, para exporem as sua situação. "Mesmo que uma pessoa tenha um seguro, esse pode não ser suficiente e o munícipe poderá receber ajuda", referiu ainda José Inácio Eduardo.


 


As regras concretas para a atribuição das ajudas financeiras pelo Governo só amanhã ficarão definidas, numa reunião de técnicos da Segurança Social e das duas autarquias.


 


Relativamente à recuperação de edifícios e espaços públicos, quinta-feira, o Governo autorizou as duas câmaras a recorrerem ao Fundo de Emergência Municipal, permitindo que aumentem o endividamento. A situação mais complicada será a recuperação do telhado das Piscinas Municipais de Silves, destruído pelo vento.


 


Fonte: CM



Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...