Os restaurantes Tobias e Trópico, localizados na Praia dos Três Irmãos, em Alvor, estiveram em perigo de derrocada, esta terça-feira, devido à acção continuada do mar, que levou grande parte da areia de sustentação destas infraestruturas.
No terreno estiveram, durante a tarde e a noite de ontem, duas máquinas escavadores da Câmara de Portimão, numa acção de reposição urgente de areia nas fundações dos restaurantes, para tentar evitar a sua derrocada.
Rui Inácio, proprietário do Trópico, contou ao barlavento.online que a pior situação do género de que se recorda remonta «há 18 anos, quando o mar levou o restaurante do meu pai, localizado no mesmo sítio».
Segundo este proprietário, a situação é resultado de uma «acção continuada do mar, devido ao tempo de Sueste, que desde há duas semanas tem comido a areia».
Rui Inácio explicou que a situação se agravou no domingo, devido «ao vento e ao mar e continuou até ontem à noite [segunda-feira]».
Esta quarta-feira, Rui Inácio deverá proceder à remoção das passadeiras e das escadas de acesso ao restaurante que ficaram completamente danificadas, num prejuízo que deve rondar os «10 mil euros».
Embora o Trópico tenha seguro, este «não prevê situações de acções prolongadas do mar», explicou Rui Inácio.
Esta reposição de areia permite dar alguma segurança à estrutura, mas o proprietário do espaço diz esperar pelos próximos dias «para ver o que acontece», frisando que a situação do mar deverá voltar a agravar-se entre na quinta ou na sexta-feira, quando se prevê nova suestada.
Fonte: Barlavento Online
Sem comentários:
Enviar um comentário