Os dois tripulantes do veleiro «Mamour», de bandeira belga, que estava a afundar-se 180 milhas a Oeste de Sagres, foram este domingo recolhidos pelo navio mercante «Bulk Pacific».
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) ainda chegou a solicitar à Força Aérea Portuguesa o envio de um helicóptero para a zona, mas acabou por não ser necessária a sua utilização, graças à intervenção do navio mercante, que se encontrava perto do local.
Nas comunicações estabelecidas pelo MRCC Lisboa com o navio mercante, foi transmitido que ambos os náufragos se encontravam bem de saúde e a recuperar, não estando ainda definido o local de desembarque, podendo ser Antuérpia (Bélgica) ou França.
Segundo a Marinha, no dia 31 de Outubro, pelas 23h24, o MRCC Lisboa recebeu informação via telefónica do MRCC Corsen de França que o veleiro «Mamour» se encontrava «em possível afundamento com dois tripulantes a bordo, a 180 milhas a Oeste de Sagres».
De imediato, o MRCC Lisboa «desencadeou os procedimentos de coordenação das ações de busca e salvamento, tendo sido solicitado um meio aéreo à Força Aérea Portuguesa e feito um alerta a todos os navios que se encontravam nas imediações».
Foi ainda feito um aviso à navegação para o veleiro que se encontrava a afundar naquela posição.
Devido ao estado do mar, com ondas a atingir os seis a sete metros, o dia de ontem foi muito trabalhoso para o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, que já de manhã tinha salvo três tripulantes de um outro veleiro, frente à costa marroquina e a cerca de 300 quilómetros da costa portuguesa, numa ação conjunta com o CCBSM marroquino.
Neste caso, os três náufragos foram recolhidos por um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa e transportados sãos e salvos para o Aeroporto de Faro.
Fonte: Barlavento Online
Sem comentários:
Enviar um comentário