Partilhamos a informação veiculada pela Agência Portuguesa do Ambiente, sobre os resultados analíticos preliminares da análise cuja colheita de amostra foi efetuada no dia de ontem (04.08.2025) à água balnear da praia da Alagoa e da Praia Verde, no âmbito do programa de monitorização realizado por essa entidade, que revelaram valores de contaminação microbiológica, superiores ao valor limite referencial.
Considerando que a origem da eventual contaminação ainda se encontra em investigação, como medida preventiva, até novos resultados, decidiu a entidade competente a interdição à prática balnear.
Ainda que não haja efeitos detetados, poderia a situação descrita ser suscetível de configurar risco para a saúde dos respetivos banhistas.
No uso das competências conferidas pelo art.º 15.º do DL n.º 135/2009, de 3 de junho, alterado pelo DL n.º 113/2012, de 23 de maio, a Direção-Geral da Saúde determinou oficialmente a interdição da prática balnear na Água Balnear "Alagoa-Altura" (PTCF9W) e na Água Balnear “Praia Verde”.
A informação foi oficializada à Câmara Municipal ao meio dia, que partir daí, que em conjunto com as entidades oficiais, tem envolvido meios na prospecção de eventuais origens, ainda sem qualquer indício, no território da sua jurisdição.
Foi feita uma nova análise, que poderá vir a levantar a restrição, caso tenha alteração dos parâmetros. Na expectativa que se possa repor a segurança e a qualidade da água, lamentamos os transtornos que a situação posas ter causado.Empenhados em continuar a oferecer as melhores praias!
Fonte: CM Castro Marim
Sem comentários:
Enviar um comentário