terça-feira, 18 de junho de 2019

3233: Maré Vermelha no Algarve - comunicado do IPMA

O IPMA, I.P. informa,


No quadro da atividade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. de monitorização de  biotoxinas marinhas em moluscos bivalves, e face ao aparecimento de maré vermelha na zona de Faro/Praia da Falésia, procedeu-se à intensificação da amostragem de água para identificação de fitoplâncton tóxico, para além da colheita de amostras regulares de bivalves para a pesquisa de biotoxinas marinhas que efetua nas zonas afetadas. Estão a ser  realizadas análises para identificar a espécie de microalga a em causa e avaliar a sua toxicidade.

A apanha e comercialização de moluscos bivalves vivos nas zonas de produção L7c2 - Litoral Lagos - Albufeira e L8 – Litoral Faro-Olhão (conquilha) já se encontrava interdita por toxinas lipofílicas. O IPMA procedeu adicionalmente, a título preventivo, à interdição da apanha e comercialização na zona L8 para as restantes espécies de moluscos bivalves devido à maré vermelha.

Assim que identificada a espécie de fitoplâncton  presente nas águas, e caso se verifique existirem valores próximos do limite permitido para a concentração de microalgas tóxicas na água em zonas de produção de moluscos bivalves, será avaliada a interdição cautelar de outras zonas limítrofes e que possam ser afetadas.

Para efeito da avaliação desta situação, o IPMA está em contacto permanente com a Administração de Recursos Hídricos.


 


Fonte: IPMA

Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...