Durante o dia 24 de Outubro de 2016 uma massa de ar quente, húmido e instável, transportada na circulação de uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica, afetava o estado do tempo em Portugal Continental, dando origem à formação de células convectivas com forte atividade.
De acordo com os relatos existentes e com as declarações da Autoridade Nacional de Proteção Civil e das corporações locais dos Bombeiros, há registos compatíveis com a ocorrência de 4 tornados:
O primeiro ocorreu na cidade de Olhão, às 19h45, outro no concelho de Serpa, pouco antes das 21h30. Cerca das 23h foi atingida uma zona rural em Pedrogão do Alentejo, no concelho da Vidigueira, e pouco depois da meia-noite, novamente no concelho de Serpa, a quarta ocorrência afetou uma exploração agrícola.
O estudo de casos anteriores mostra que em condições meteorológicas propícias à formação de tornados, como acontecia neste dia, é frequente haver várias ocorrências na região em que essas condições persistirem.
Estes casos estão a ser documentados em detalhe pelo IPMA e analisados com base na observação meteorológica existente, devendo a informação ser disponibilizada assim que possível.
Fonte: IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário