quinta-feira, 8 de agosto de 2013

1883: Silves - Autarquia intensifica medidas para minimizar «praga de mosquitos»

A Câmara Municipal de Silves colocou hoje em marcha, com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), novas medidas para a minimização da «praga de mosquitos» que tem assolado a zona de Armação de Pêra.

O executivo permanente da autarquia, liderado por Rogério Pinto, acompanhou a construção de um novo dique na área do Amendoeira Golf Resort, o qual visa evitar que as águas provenientes dos arrozais, de descargas feitas na várzea de Alcantarilha de água tratada das ETAR e de água de manutenção da ETA, entrem na ribeira de Alcantarilha.

Esta medida preventiva, que está a ser acompanhada pela APA, servirá para evitar o aumento do caudal da ribeira e, consequentemente, do número de mosquitos.

Para além disso, a câmara voltou a aumentar o perímetro das áreas a desinfestar, bem como a frequência dessas desinfestações.

A autarquia de Silves frisa que a anormal densidade dos mosquitos não apresenta riscos para a saúde pública, dado que as espécies existentes não se encontram infetadas e nunca foram detetadas em toda a região algarvia espécies exóticas responsáveis pela transmissão de vírus.

Recorde-se, segundo a APA, para além da rotura na conduta de água, três descargas de águas tratadas e de cultivo estiveram na origem da «praga de mosquitos» no concelho de Silves.

Em comunicado, a APA salientou que, naquilo a que chama um “improvável acaso”, este ano ocorreram descargas simultâneas na Várzea de Alcantarilha, cuja conjugação levou a um aumento da área do plano de água da várzea, com reduzida profundidade e em zonas onde existe abundância de vegetação, constituindo “condições privilegiadas” para a proliferação de mosquitos.


 


Fonte: Região Sul


Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...