sexta-feira, 21 de setembro de 2012

1681: Câmara de Olhão vai ajudar mariscadores proibidos de apanhar bivalves

Os serviços sociais da Câmara de Olhão vão identificar as famílias mais afectadas pela interdição de captura de bivalves na Ria Formosa para ajudar a minorar as carências existentes.


 


A interdição, que se estende a toda a zona entre Faro e Vila Real de Santo António, foi decretada há 39 dias devido à presença na água de toxinas que provocam intoxicação paralisante. Os mariscadores e os viveiristas foram obrigados a suspender a sua actividade e perderam parte importante do rendimento familiar.



“É uma questão social muito grave”, sublinhou o presidente da Câmara de Olhão, Francisco Leal, após uma reunião com as associações que representam os profissionais do sector.



Francisco Leal lamenta que a abertura do Fundo de Compensação Salarial para os Profissionais da Pesca seja um processo “demasiado burocrático e moroso” e alerta para a urgência da assistência aos profissionais que estão impedidos de trabalhar e também às suas famílias.



“Tem que se agilizar todo o processo, há famílias a passar necessidades, inclusive a passar fome”, admitiu o autarca em comunicado, garantindo que tem vindo a pressionar o Governo para tomar medidas.



De acordo com os números divulgados pela cooperativa de viveiristas Formosa, esta paragem afecta cerca de 5000 profissionais que exercem a actividade legalmente, mas o número pode alargar-se para o dobro devido à existência de muitos indocumentados. O presidente da cooperativa, Augusto da Paz, diz que há muitos empresários, entre viveiristas e responsáveis de armazéns, a adiantar dinheiro aos trabalhadores para minimizar as dificuldades.



Os viveiristas e mariscadores contestam a inexistência de mecanismos de protecção social para estas situações, o que deixa desprotegidas milhares de pessoas impedidas de trabalhar.


 


Fonte: Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...