A Barragem de Odelouca, um equipamento esperado “há mais de 40 anos”, como recorda a empresa Águas do Algarve em comunicado, começou hoje, dia 1 de junho, a fornecer água aos consumidores algarvios.
Trata-se de “um marco histórico de especial relevância pelo facto de, finalmente, o Algarve dispor de uma infraestrutura que é o garante do abastecimento público de água de todo o barlavento algarvio”, assinala a Águas do Algarve.
Existe ainda a possibilidade, se necessário, de fornecer água ao sotavento através das duas estações elevatórias reversíveis existentes no concelho de Loulé.
Esta obra, “uma antiga aspiração de todas as entidades e estudiosos do abastecimento público”, começou a ser construída em 2001, sob responsabilidade do então INAG, e esteve suspensa durante mais de três anos, devido às queixas de uma associação ambientalista.
No final de dezembro de 2006, foi dada a incumbência da conclusão da construção da Barragem de Odelouca à Águas do Algarve, que
reiniciou a construção em fevereiro de 2007. A obra ficou concluída em junho de 2010.
Desde então, e até à presente data, explica a empresa, cumpriram-se com todas as obrigações legais do enchimento da albufeira da Barragem até que, finalmente, foi dada a autorização para que se desse o pleno enchimento da albufeira.
Após esta autorização, e a conclusão de todos os trabalhos necessários para ligação física da Barragem à ETA de Alcantarilha, a partir de hoje, 1 de junho, a água proveniente da Barragem de Odelouca chega ao consumidor final, isto é, ao utente municipal.
“Com esta infraestrutura e com as Estações de Tratamento de Água de Alcantarilha e Tavira, garantimos não só a qualidade de água necessária e suficiente, mas também, a elevadíssima qualidade do produto água que disponibilizamos a toda a região”, conclui a Águas do Algarve.
Fonte: Região Sul
Sem comentários:
Enviar um comentário