sábado, 30 de junho de 2012

Dados da Estação Meteorológica em Olhão (não oficial)

Dados referentes ao Mês de Junho de 2012


 


Dia

Temperatura


Máxima (ºC)



Temperatura


mínima (ºC)



Precipitação


(mm)


            Observações               
1 22.1 18.3 0 Céu nublado
2 22.8 16.0 0 Céu pouco nublado/nublado
3 27.1  15.7   0  Céu pouco nublado 
4 30.5  18.5  0 Céu limpo 
5 34.0  18.1  0  Céu limpo 
6 27.8  18.5 Céu pouco nublado 
7 24.6 17.1  0  Céu pouco nublado 
8 27.4  14.5  0  Céu limpo 
9 30.4  15.3  0  Céu pouco nublado 
10 30.6  18.3  Céu pouco nublado ou limpo 
11 28.1  17.6  0  Céu pouco nublado 
12 30.1  14.2 0  Céu limpo 
13 27.3  17.9  0  Céu limpo 
14 28.7 16.6  0  Céu limpo 
15 29.1  16.1  0  Céu limpo 
16 33.2  17.1  0  Céu limpo 
17 32.6  18.8  0  Céu pouco nublado 
18 29.0  18.0  Céu nublado 
19 25.7  16.6  0  Céu pouco nublado 
20 22.8  14.4  0  Céu limpo 
21 24.8  18.0  0 

Céu nublado tornando-se


poucu nublado 


22 29.1  17.7  0  Céu limpo 
23 29.8  16.6  0  Céu limpo 
24 32.6  19.5  0  Céu limpo 
25 33.1  21.5  0  Céu nublado 
26 33.8  24.6  0  Céu nublado 
27 28.7  21.4  0  Céu pouco nublado 
28 32.8  20.0  0  Céu limpo 
29 26.5  17.9  0  Céu limpo 
30 27.8  16.3  0 

Céu pouco nublado temporiamente


nublado 


sexta-feira, 29 de junho de 2012

1603: Lagoa dos Salgados: Almargem apresenta queixa à Comissão Europeia

Poucas semanas depois do recém empossado Presidente da CCDR Algarve ter vindo a público criticar o peso do Ambiente no ordenamento da região algarvia, têm sido vários os novos projectos urbano-turísticos anunciados para várias zonas do Algarve. Em nome da crise, e a reboque da conjuntura do momento, o Governo prepara-se para 'agilizar' a aprovação de verdadeiros atentados a algumas das últimas paisagens impolutas do Algarve, sejam eles por bênção de um Ministério da Economia cego e sedento de euros, ou pelas mãos de um despacho conjunto de uma 'troika' de Ministérios, que recuperam um expediente de má memória.


 


Constituindo um caso quase único, a Praia Grande, no concelho de Silves, alberga um dos últimos redutos do litoral algarvio (ainda) não ocupados pelo betão, encerrando ainda um conjunto de valores naturais excepcionais enquadrados pela Lagoa dos Salgados. Argumentos que justificariam por si só a sua preservação... Em vez disso, de uma só assentada, aquela que é uma zona tampão entre o betão de Armação de Pêra e de Albufeira, prepara-se para receber quase 4 milhares de camas, com vários aldeamentos, hotéis e, claro um campo de golfe, agora pelas mãos do Grupo Galilei, ex-SLN, a tal que ficou associada ao escândalo do BPN, e recentemente condenado pelo Banco de Portugal, mas ao qual o governo promete assim' dar uma mãozinha'. O projecto, aprovado em 2008, contra as regras do novo PROT (2007), sob o qual não seria agora aprovado, é apadrinhado pela autarquia de Silves que, num apelo ao betão, hipoteca parte do seu património natural e assina aquele que poderá ser um dos capítulos finais de uma história que deveria ser bem diferente. Ironicamente, no momento em que ali mesmo ao lado, no concelho de Albufeira, tal como em toda a região, o modelo do betão começa a dar sinais claros de falência, e quando já existem muitos milhares de camas por ocupar, eis que a região dá mais uma machadada nos seus últimos espaços naturais, sob a capa de um pseudo-turismo de qualidade e ignorando o perigo do rebentamento da 'bolha imobiliária'.


 


Por outro lado, a Lagoa dos Salgados continua a ser vítima da incapacidade por parte do Estado Português em não assumir de forma efectiva o interesse da conservação deste espaço, deixando-a para já entregue à sua sorte, isto perante a incerteza da necessidade de implementar um plano de gestão que continua adiado.


 


Fruto da artificialização do sistema, o balanço hidrológico da Lagoa dos Salgados depende em grande medida da manutenção do caudal proveniente dos sistemas de tratamento de águas residuais, face a diminuição dos caudais naturais que afluem a lagoa. Nas duas últimas décadas porém, a capacidade de retenção da zona húmida foi severamente afectada devido a ocupação de parte desta por um campo de golfe, em paralelo com o aumento da afluência de água proveniente de descargas das ETARs de Pêra e da Guia, factores que concorreram simultaneamente para a alteração significativa do balanço hidrológico da lagoa, traduzido no aumento da frequência dos episódios de abertura da barra e da qualidade da água lagunar. A situação deveria ter sido resolvida com a construção de um sistema de tratamento intermunicipal – centrado numa nova ETAR - Albufeira Poente – com capacidade para tratar as águas residuais de 130 000 habitantes, e consequente desativação das ETARs associadas, nomeadamente a ETAR de Pêra, que descarregava directamente para a Lagoa dos Salgados e a ETAR da Guia (que descarregava na ribeira de Espiche, afluente da Lagoa). Decorre porém que, à data, por motivos ainda não totalmente esclarecidos, o sistema não está a assegurar o 'caudal ecológico' suficiente, revelando-se este altamente desfavorável, com redução do plano de água para menos de 40% da área inundável, e cujas consequências são manifestamente preocupantes, considerando-se que esta constitui uma séria ameaça a curto prazo para a Lagoa dos Salgados.


 


Apesar do seu carácter parcialmente artificializado, a Lagoa dos Salgados constitui umas das mais importantes zonas húmidas do Algarve. Situada no limite entre os concelhos de Silves e Albufeira, esta lagoa costeira reúne um conjunto excepcional de valores naturais, únicos no Algarve, com particular destaque para a avifauna aquática. Mau grado existir fundamentação suficiente para justificar a classificação da Lagoa dos Salgados, à luz dos conhecimentos científicos actuais e do actual quadro legislativo, nomeadamente das Directivas Habitats e Aves, este sítio permanece sem qualquer estatuto de protecção, isto apesar desta área estar já reconhecida como de importância europeia e internacional, por efeito da classificação como IBA (Important Bird Areas) atribuída pela BirdLife Intercaional/SPEA, na medida em que se apresenta como fundamental para a conservação de aves com estatuto de conservação desfavorável, e por efeito de recente jurisprudência no Tribunal Europeu, reconhecida pela CE.


 


Perante a situação de ausência de estatuto de protecção, da deficiente gestão e das ameaças que sobre os seus valores naturais pendem, e tendo em conta que não existem dúvidas sobre o valor inequívoco para a conservação desta área, e considerando que o Estado-Português não aplicou em devido tempo, o direito comunitário em matéria de conservação da natureza, em particular da Directiva Aves - relativa à conservação das aves selvagens, a Associação Almargem acaba de apresentar uma Queixa Formal junto da Comissão Europeia, exortando aquela a interceder junto do Estado Português com vista a dar cumprimento à legislação comunitária e a criar uma Zona de Protecção Especial (ZPE) na Lagoa dos Salgados, já classificada como IBA, tendo em conta a importância comunitária desta área, por forma a que nela se apliquem as medidas necessárias para a manutenção ou restabelecimento do estado de conservação das populações das espécies de avifauna e flora selvagens (Directivas Aves e Habitats).


 


Fonte: Almargem

terça-feira, 26 de junho de 2012

1602: Situação da proibição da apanha de bivalves no Algarve


Segundo o último comunicado divulgado ontem dia 25 de Junho.


 


Segundo precisa o IPIMAR, a interdição temporária está relacionada "com a presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares".


 


A presença da toxina ASP foi detectada em todas aquelas zonas, mas a toxina DSP apenas foi detectada na zona litoral entre Olhão e Faro, e entre Vila Real de Santo António e Tavira. Em que na zona litoral entre Olhão e Faro a única espécie proibida é a conquilha e na zpna litoral entre Vila Real de Santo António estão interditadas de ser apanhadas todas em que a excepção é a conquilha, a única espécie que está fora da proibição.


 


O IPIMAR especifica ainda que, na parte da Ria Formosa pertencente a Tavira e Vila Real de Santo António, as zonas onde a apanha está a sofrer algumas restrições são as de Quatro Águas/Torre de Aires e Cacela/Fábrica onde nestas zonas a apanha está interdita a todas as espécies excepto a ostra.


 


A interdição, decretada pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), deve-se à presença das toxinas ASP, que podem causar amnésia, e DSP, que podem causar diarreia, refere aquele instituto em nota divulgada na sua página de Internet.


 


Fonte: INRB/IPIMAR



 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

1601: Previsão meteorológica para a semana de 25 de Junho a 1 de Julho de 2012

Previsão meteorológica no Algarve para os próximos dias:


 


Dia 25 (2ªfeira) - Céu nublado por nuvens altas. Vento fraco. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 31ºC - 35ºC
mínimas: 18ºC - 22ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sueste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 19ºC.


 


Dia 26 (3ªfeira) - Céu nublado por nuvens altas. Vento fraco de sueste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 32ºC - 36ºC


mínimas: 22ºC - 26ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 a 1.5 metros. Temperatura da água do mar: 20ºC.


 


Dia 27 (4ªfeira)  - Céu pouco nublado aumentando de nebulosidade. Vento fraco de sueste.


 


Máximas: 33ºC - 37ºC


mínimas: 21ºC - 25ºC


 


Estado do mar: Ondas de sueste com 1 a 1.5 metros.


 


Dia 28 (5ª feira) - Céu pouco nublado. Vento fraco a moderado de noroeste. 


 


Máximas: 33ºC - 37ºC


mínimas: 19ºC - 23ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 29 (6ª feira) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena descida da temperatura mínima.


 


Máximas: 31ºC - 35ºC


mínimas: 17ºC - 21ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 30 (Sábado) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de noroeste.


 


Máximas: 30ºC - 34ºC


mínimas: 16ºC - 20ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 1 (Domingo) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de noroeste.


 


Máximas: 30ºC - 34ºC


mínimas: 16ºC - 20ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

sábado, 23 de junho de 2012

1600: Plano Verão 2012 – ARS Algarve IP disponibiliza cuidados de saúde em 32 Postos de Praia a partir de 1 de Julho

A Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do Plano de Verão 2012, vai disponibilizar, de 1 de Julho a 15 de Setembro, 32 Postos de Saúde de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.


 


Durante a época estival, devido ao elevado número de pessoas que se encontram na Região do Algarve, as prestações de cuidados de saúde assumem uma relevância especialmente importante, tornando-se indispensável criar as condições necessárias para garantir um atendimento de qualidade a todos os utentes, tanto aos residentes como aos turistas que nos visitam. Foi com o objetivo de reforçar a prestação de cuidados de saúde no Algarve e permitir que a assistência a todos os que visitam a Região seja célere, eficaz, eficiente e de qualidade que nasceu o Plano de Verão, implementado pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP.


 


Assim sendo, os Postos de Praia funcionarão 9 horas diárias (das 10:30 às 19:30 horas), com início a 1 de julho e término a 31 de agosto, excepto 11 postos que se irão manter até 15 de Setembro. Na sequência da implementação do novo regime de taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, os atos de enfermagem efetuados serão sujeitos à aplicação da tabela em vigor, conforme estipula a Portaria nº 306-A/2011.


 


Desde 2010, que os recursos afectos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.


 


O Plano de Verão de 2012 disporá ainda de consultas destinadas aos cidadãos que visitam o Algarve e que necessitam de cuidados de saúde na doença aguda não emergente ou de renovação de receituário para apoio a doença crónica nos diversos Centros de Saúde e nos Hospitais públicos da Região.


 


O Algarve conta ainda com uma rede de emergência pré-hospitalar dotada de 4 ambulâncias SIV, sedeadas em Lagos, Quarteira, Tavira e Vila Real de Santo António, 3 viaturas médicas de emergência e reanimação em Portimão, Albufeira e Faro e 1 Helicóptero do INEM sedeado no heliporto de Loulé. A Rede de Urgência Hospitalar dispõe de 4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António e 2 Serviços de Urgência Hospitalares em Portimão e Faro.


 


O Plano de Verão de 2012, contará com os recursos afectos às diversas unidades da região de acordo com o planeamento realizado pelos diversos órgãos dirigentes dos Hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde.


 


A acessibilidade, as condições naturais e do meio ambiente e a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efectuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras), são os critérios para a escolha da localização dos diversos Postos de Praia, sendo os parceiros nesta avaliação as Autoridades Marítimas, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias.


 


Pequenos acidentes, nomeadamente traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares e indisposições, resultantes de abusos de exposição ao sol, são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos.


De referir, ainda, que o Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da ARS Algarve IP desenvolve, no âmbito do Plano de Verão, o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas - Módulo Calor 2012. Está em vigor desde 15 de maio e decorre até 30 de setembro de 2012, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.


 


Consultar: pdf_64x64.pngFolheto Plano de Verão 2012 - Postos de Praia


 


Fonte: ARS Algarve

sexta-feira, 22 de junho de 2012

1599: Situação de seca meteorológica a 15 de Junho de 2012

A situação de seca meteorológica em Portugal Continental, de acordo com o índice de seca meteorológica PDSI, mantém-se, verificando-se um agravamento da intensidade em particular nas regiões do Centro e Sul. Assim, em 15 de Junho de 2012 tem-se 59% do território em seca extrema, 22% do território em seca severa, 16% em seca moderada, 3% em seca fraca e 0.5% em situação normal.



Distribuição do PDSI no território do Continente:



  • 59% em situação de seca severa

  • 22% em situação de seca severa

  • 16% em situação de seca moderada

  • 3% em situação de seca fraca

  • 0.5% em situação normal



 




Fonte: IM

quinta-feira, 21 de junho de 2012

1598: Levantada proibição da apanha de bivalves na Ria Formosa entre Faro e Olhão

Segundo o último comunicado divulgado ontem, as autoridades levantaram a proibição da apanha de bivalves na Ria Formosa entre Faro e Olhão.


 


Segundo precisa o IPIMAR, a interdição temporária está relacionada "com a presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares".


 


A presença da toxina ASP foi detectada em todas aquelas zonas, mas a toxina DSP apenas foi detectada na zona litoral entre Olhão e Faro, e entre Vila Real de Santo António e Tavira.


 


O IPIMAR especifica ainda que, na parte da Ria Formosa pertencente a Tavira e Vila Real de Santo António, as zonas onde a apanha está proibida são as de Quatro Águas/Torre de Aires e Cacela/Fábrica.


 


A interdição, decretada pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), deve-se à presença das toxinas ASP, que podem causar amnésia, e DSP, que podem causar diarreia, refere aquele instituto em nota divulgada na sua página de Internet.


 


Fonte: INRB/IPIMAR

segunda-feira, 18 de junho de 2012

1597: Previsão meteorológica para a semana de 18 de Junho a 24 de Junho de 2012

Previsão meteorológica no Algarve para os próximos dias:


 


Dia 18 (2ªfeira) - Céu nublado. Vento moderado de noroeste. Pequena descida de temperatura.


 


Máximas: 26ºC - 30ºC
mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro. Temperatura da água do mar: 18ºC.


 


Dia 19 (3ªfeira) - Céu pouco nublado. Vento fraco a moderado de noroeste.


 


Máximas: 26ºC - 30ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro. Temperatura da água do mar: 18ºC.


 


Dia 20 (4ªfeira)  - Céu pouco nublado aumentando de nebulosidade. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 25ºC - 29ºC


mínimas: 13ºC - 17ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 21 (5ª feira) - Céu nublado tornando-se pouco nublado. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 29ºC - 33ºC


mínimas: 14ºC - 18ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 22 (6ª feira) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de noroeste.


 


Máximas: 31ºC - 35ºC


mínimas: 16ºC - 20ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 23 (Sábado) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 31ºC - 35ºC


mínimas: 16ºC - 20ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 24 (Domingo) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 31ºC - 35ºC


mínimas: 16ºC - 20ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

1596: Ria Formosa: Interdita captura de bivalves

 As autoridades alargaram esta terça-feira a proibição de captura e comercialização a todas as espécies de bivalves da Ria Formosa e da zona litoral entre Faro e Vila Real de Santo António, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.


 


A interdição, decretada pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), deve-se à presença das toxinas ASP, que podem causar amnésia, e DSP, que podem causar diarreia, refere aquele instituto em nota divulgada na sua página de Internet.


 


Segundo precisa o IPIMAR, a interdição temporária está relacionada "com a presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares".


 


A proibição estende-se a todas as espécies de bivalves da Ria Formosa, entre Faro e Vila Real de Santo António, e da faixa litoral compreendida entre as mesmas localidades.


 


A presença da toxina ASP foi detectada em todas aquelas zonas, mas a toxina DSP apenas foi detectada na zona litoral entre Olhão e Faro, e entre Vila Real de Santo António e Tavira.


 


O IPIMAR especifica ainda que, na parte da Ria Formosa pertencente a Tavira e Vila Real de Santo António, as zonas onde a apanha está proibida são as de Quatro Águas/Torre de Aires e Cacela/Fábrica.


 


Fonte: CM

terça-feira, 12 de junho de 2012

1595: Cartaz Festival MED 2012 em Loulé

Programa


 



29 de junho de 2012


 



21:30



A Jigsaw (Portugal)


Palco Castelo




21:45



Paus (Portugal)


Palco Cerca




22:45



Cheikh Lô (Senegal)


Palco Matriz




23:30



Throes + The Shine (Portugal)


Palco Castelo




00:00



A Curva da Cintura com Arnaldo Antunes, Toumani Diabate e Edgard Scandurra (Brasil + Mali)


Palco Cerca




01:15



SMOD (Mali)


Palco Matriz




01:30



IRick Deejay (Portugal)


Palco Castelo



 


30 de junho de 2012


 



21:30



Norberto Lobo (Portugal)


Palco Castelo




21:45



A Caruma (Portugal)


Palco Cerca




22:45



JAMAICAN LEGENDS with Ernest Ranglin, Monty Alexander and Sly & Robbie (Jamaica)


Palco Matriz




23:30



You Can't Win, Charlie Brown (Portugal)


Palco Castelo




00:00



BOUBACAR TRAORÉ (Mali)


Palco Cerca




01.15



Sany Pitbull (Brasil)


Palco Matriz




01:30



Clube Conguito (Portugal)


Palco Castelo




 


Bilhete Diário - 12,00 €


 


Os bilhetes estarão à venda a partir de dia 6 de Junho no Cine-Teatro Louletano e na FNAC - AlgarveShopping.
A partir do dia anterior ao festival, os ingressos poderão também ser adquiridos nas bilheteiras junto ao recinto.


 


Fonte: Festival MED

1594: Resumo climatológico do mês de Maio de 2012 no Algarve


Maio de 2012 no Algarve


 



Estações


Meteorológicas



Temperatura


Máxima (ºC)



Temperatura


mínima (ºC)



Precipitação


(mm)


Aljezur 37.3 5.1 27.6
Almancil 36.4 6.8 32.3
Alte 39.4 2.9 39.8
Castro Marim 39.1 4.6 28.0

Faro (Aeroporto)


37.1 8.2 5.2
Lagoa (Sítio das Fontes) 38.2 4.7 32.5
Lagoa 39.4 4.6 39.4
Messines 37.1 4.5 45.8
Olhão 38.2 7.0 26.0
Portimão 37.4 6.0 33.6
Sagres 35.1 11.4 19.7
Tavira 38.4 10.3 36.5

 


 


Resumo do mês:


Em termos das temperaturas máximas variaram entre os 39.4ºC em Alte e em Lagoa  e os 35.1ºC em Sagres. As temperaturas mínimas variaram entre os 2.9ºC em Alte e os 11.4ºC em Sagres.


Quanto à precipitação de notar que o mês de Maio foi seco no Algarve. A precipitação variou entre os 5.2 mm em Faro(Aeroporto) e os 45.8 mm em Messines.


 


 


Precipitação total em 2012:


 



Estações


Meteorológicas



Precipitação


(mm)


Aljezur 175.6
Almancil 109.2
Alte 131.6
Castro Marim 144.0
Faro (Aeroporto) 79.2
Lagoa (Sitio das Fontes) 102.9
Lagoa 121.0
Messines 151.0
Olhão 171.0
Portimão 126.0
Sagres 150.1
Tavira 137.5

 


 


Precipitação no Ano Hidrológico 2011/2012 (1 de Outubro de 2011 a 30 de Setembro de 2012):


 



Estações


Meteorológicas



Precipitação


(mm)


Aljezur 389.8
Almancil 323.5
Alte 379.6
Castro Marim 318.6
Faro (Aeroporto) 273.6
Lagoa (Sítio das Fontes) 282.3
Lagoa 310.8
Messines 394.4
Olhão 369.0
Portimão 347.6
Sagres 318.1
Tavira *

 


* - falta dados devido a falha das estações meteorológicas


 


Fonte: IM, CCVT, DRAPALG, WU, MeteoFontes



 

1593: Resumo do mês de Maio de 2012

Maio de 2012


 


Média das Máximas: 25.9ºC (+3.1ºC)


Média das mínimas: 15.6ºC (+1.6ºC)


MÉDIA: 20.7ºC (+2.3ºC)


 


Temperatura MÁXIMA mais alta: 38.2ºC (dia 14)


Temperatura MÁXIMA mais baixa: 17.5ºC (dia 1)


Temperatura mínima mais baixa: 7.0ºC (dia 1)


Temperatura mínima mais alta: 24.8ºC (dia 14)


 


Nº dias com temperaturas MÁXIMAS superiores a 30ºC: 6


Nºdias com temperaturas MÁXIMAS superiores a 35ºC: 1


 


Noites Tropicais (T min ≥20ºC): 5


 


Precipitação: 26 mm


Precipitação máxima diária: 17 mm (dia 5)


Nº dias com precipitação: 5


 



 


 



 


 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

1592: Resumo climatológico do mês de Abril de 2012 no Algarve

Abril de 2012 no Algarve


 



Estações


Meteorológicas



Temperatura


Máxima (ºC)



Temperatura


mínima (ºC)



Precipitação


(mm)


Aljezur 25.3 3.6 62.8
Almancil 23.7 5.2 23.9
Alte 26.4 2.4 51.8
Castro Marim 25.6 3.8 35.4

Faro (Aeroporto)


23.4 6.9 27.8
Lagoa (Sítio das Fontes) 24.8 4.3 26.0
Lagoa 25.7 4.4 27.4
Messines 24.1 3.7 34.4
Olhão 23.6 5.8 43.0
Portimão 23.8 4.9 40.8
Sagres 20.0 6.3 54.9
Tavira 24.0 6.2 31.7

 


 


Resumo do mês:


Em termos das temperaturas máximas variaram entre os 25.7ºC em Lagoa e os 20.0ºC em Sagres. As temperaturas mínimas variaram entre os 2.4ºC em Alte e os 6.9ºC em Faro (Aeroporto).


Quanto à precipitação de notar que o mês de Abril foi normal a seco no Algarve, excepto Sagres onde foi chuvoso. A precipitação variou entre os 23.9 mm em Almancil e os 62.8 mm em Aljezur.


 


 


Precipitação total em 2012:


 



Estações


Meteorológicas



Precipitação


(mm)


Aljezur 148.0
Almancil 76.9
Alte 91.8
Castro Marim 116.0
Faro (Aeroporto) 74.0
Lagoa (Sitio das Fontes) 70.4
Lagoa 81.6
Messines 105.2
Olhão 145.0
Portimão 92.4
Sagres 130.4
Tavira 101.0

 


 


Precipitação no Ano Hidrológico 2011/2012 (1 de Outubro de 2011 a 30 de Setembro de 2012):


 



Estações


Meteorológicas



Precipitação


(mm)


Aljezur 362.2
Almancil 291.2
Alte 339.8
Castro Marim 290.6
Faro (Aeroporto) 268.4
Lagoa (Sítio das Fontes) 249.8
Lagoa 271.4
Messines 348.6
Olhão 343.0
Portimão 314.0
Sagres 298.4
Tavira *

 


* - falta dados devido a falha das estações meteorológicas


 


Fonte: IM, CCVT, DRAPALG, WU, MeteoFontes

1591: Resumo do mês de Abril de 2012

Abril de 2012


 


Média das Máximas: 19.3ºC (-1.1ºC)


Média das mínimas: 9.9ºC (-1.9ºC)


MÉDIA: 14.6ºC (-1.5ºC)


 


Temperatura MÀXIMA mais alta: 23.6ºC (dias 17 e 22)


Temperatura MÁXIMA mais baixa: 15.7ºC (dia 6)


Temperatura mínima mais alta: 13.3ºC (dia 1)


Temperatura mínima mais baixa: 5.8ºC (dia 6)


 


Nº dias com temperaturas MÁXIMAS superiores a 25ºC: 0


Nº dias com temperaturas mínimas inferiores a 10ºC: 14


 


Precipitação: 43 mm


Precipitação máxima diária: 14 mm (dia 3)


Nº dias com precipitação superior a 10 mm: 2


Nº dias com precipitação: 10


 



 


 



 


 

1590: Previsão meteorológica para a semana de 11 de Junho a 17 de Junho de 2012

Previsão meteorológica no Algarve para os próximos dias:


 


Dia 11 (2ªfeira) - Céu pouco nublado. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 26ºC - 30ºC
mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro. Temperatura da água do mar: 18ºC.


 


Dia 12 (3ªfeira) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena descida da temperatura mínima.


 


Máximas: 26ºC - 30ºC


mínimas: 14ºC - 17ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 18ºC.


 


Dia 13 (4ªfeira)  - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado a forte de norte. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 30ºC - 34ºC


mínimas: 13ºC - 17ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro.


 


Dia 14 (5ª feira) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena descida de temperatura..


 


Máximas: 27ºC - 31ºC


mínimas: 14ºC - 18ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 15 (6ª feira) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena descida de temperatura.


 


Máximas: 25ºC - 29ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 16 (Sábado) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 26ºC - 30ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.


 


Dia 17 (Domingo) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 26ºC - 30ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

domingo, 10 de junho de 2012

1589: VRSA: Estacionamento junto a praias pago durante o verão

A Câmara Municipal de Vila Real de Stº António, anunciou esta sexta feira que o estacionamento nos parques da Manta Rota e Monte Gordo vai ser pago a partir da próxima sexta-feira e até ao final do verão para facilitar o acesso às praias, anunciou a autarquia.

A medida, já implementada em anos anteriores, entra em vigor a 15 de junho e prolonga-se até 30 de setembro, refere a Câmara de Vila Real de Santo António em comunicado.

Para não prejudicar os residentes, comerciantes e hoteleiros, foram criadas avenças mensais e semanais, cuja pré-reserva pode ser feita na sede da Sociedade de Gestão Urbana, empresa municipal que vai gerir o sistema.

Para diferenciar o tipo de estacionamento, foram ainda criadas áreas para parqueamento de longa duração, na zona Poente de Monte Gordo, no campo do Beira-Mar.

Quer na Manta Rota, quer em Monte Gordo, à exceção dos parques situados junto à zona de praia e do campo do Beira-Mar, todos as restantes zonas de estacionamento irão manter-se gratuitas.


 


Fonte: Região Sul

sexta-feira, 8 de junho de 2012

1588: Redução de 58% de tráfego na A22 nos dois primeiros meses de 2012

O tráfego na Via do Infante (A22) caiu 58% nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com igual período de 2011, segundo dados fornecidos pelo Governo à Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). Os dados indicam que, praticamente, seis em cada dez automobilistas desistiram de circular na Via do Infante.


 


Em Dezembro de 2011, altura em que foram introduzidas as portagens, a descida tinha sido de 48%. O que indica que, nos primeiros dois meses deste ano, mais pessoas deixaram de circular na A22. "O tráfego tem caído mês após mês", salienta Macário Correia, presidente da AMAL. O autarca receia mesmo que a situação venha a sofrer um agravamento ainda maior a partir do dia 30 deste mês, com o fim da isenção de portagens para os residentes. "Era bom que houvesse uma prorrogação", defende Macário Correia.


 


O presidente da AMAL realça que o fim das isenções coincide com o início do Verão, pelo que o tráfego na EN125 irá aumentar. "A economia da região vive uma situação difícil e agora ainda será pior", prevê Macário Correia. A somar a tudo isto, as obras de requalificação da EN125 continuam paradas, devido a dificuldades do consórcio, que ganhou a concessão, para obter financiamento junto da banca.


 


O presidente da AMAL defende que, se as negociações do consórcio com a banca não resultem, a alternativa poderá passar por empreitadas mais pequenas para a requalificação da EN125, porque "a solução financeira será mais fácil".


 


MAIS MORTOS EM ACIDENTES NAS ESTRADAS


 


O número de mortos e de feridos graves em acidentes nas estradas do Algarve aumentou nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com idêntico período de 2011.


 


Segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), 22 pessoas já perderam a vida em acidentes. No ano passado, em termos homólogos, o número de vítimas tinha sido de 20. O distrito de Faro surge como o terceiro do País com maior número de mortos, atrás, apenas, de Lisboa e Porto. Em relação a feridos graves, a ANSR contabilizou 64 até ao fim de Maio de 2012, mais sete do que no ano passado.


 


Fonte: CM

terça-feira, 5 de junho de 2012

1587: Sismo de 4.1 a Oeste do Cabo de São Vicente

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 05-06-2012 pelas 06:09 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 140 km a Oeste do Cabo S.Vicente.

Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).


 


Fonte: IM

segunda-feira, 4 de junho de 2012

1586: Previsão meteorológica para a semana de 4 de Junho a 10 de Junho de 2012

Previsão meteorológica no Algarve para os próximos dias:


 


Dia 4 (2ªfeira) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento moderado de noroeste. Pequena subida de temperatura mínima.


 


Máximas: 28ºC - 32ºC
mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sul com 1 metro. Temperatura da água do mar: 18ºC.


 


Dia 5 (3ªfeira) - Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 31ºC - 35ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 18ºC.


 


Dia 6 (4ªfeira)  - Céu pouco nublado. Vento fraco a moderado de noroeste.


 


Máximas: 30ºC - 34ºC


mínimas: 16ºC - 20ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 metro.


 


Dia 7 (5ª feira) - Céu nublado por nuvens altas. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena descida de temperatura..


 


Máximas: 25ºC - 29ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 a 1.5 metros.


 


Dia 8 (6ª feira) - Céu nublado por nuvens altas. Vento fraco a moderado de noroeste. Pequena descida de temperatura.


 


Máximas: 24ºC - 28ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 a 1.5 metros.


 


Dia 9 (Sábado) - Céu pouco nublado. Vento moderado de noroeste. Pequena subida de temperatura.


 


Máximas: 26ºC - 30ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 a 1.5 metros.


 


Dia 10 (Domingo) - Céu pouco nublado. Vento moderado de noroeste.


 


Máximas: 27ºC - 31ºC


mínimas: 15ºC - 19ºC


 


Estado do mar:  Ondas de sudoeste com 1 a 1.5 metros.

sábado, 2 de junho de 2012

1585: Previsão Sazonal Verão 2012


Previsão Verão 2012 no Algarve 





Junho: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação abaixo da média.




Temperaturas: anomalia entre +1.0ºC e os +1.3ºC

Precipitação:  entre 0 mm a 10 mm.



Julho: Mês com temperaturas acima da média e precipitação abaixo da média.




 Temperaturas: anomalia entre +0.9ºC e os +1.5ºC .

Precipitação: 0 mm



Agosto: Mês com temperaturas na média e precipitação abaixo da média.




 Temperaturas: anomalia entre +0.6ºC e os +1.2ºC

Precipitação: entre 0 mm a 5 mm



 

1584: Situação nas Albufeiras do Algarve


Dados referentes a 31 de Maio de 2012


 


Nome

Volume


armazenado (dam3)



Percentagem


(%)



Diferença em relação


ao mês anterior


Albufeira do Arade 5716 20.13 -4.03%

Albufeira do Beliche


31326 65.26 -1.94%
Albufeira da Bravura 26064 74.84 -3.00%
Albufeira do Funcho 7715 16.17 -3.07%
Albufeira de Odeleite 94862 72.97 -1.87%

 


* - diferença em relação ao mês passado


 


Fonte: INAG



 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

1583: Época balnear começou hoje em Portugal

A época balnear arranca oficialmente hoje em quase todo o país, um dia que será assinalado em vários locais, inclusive nos Açores, onde se vai realizar o primeiro hastear da Bandeira Azul deste ano.


 


Depois de os concelhos de Cascais e Oeiras e de alguns areais da região do Algarve terem antecipado a abertura das praias ao verão há um mês, o momento alarga-se agora a outras 62 praias do país.


 


Segundo a coordenadora nacional da Associação Bandeira Azul, Catarina Gonçalves, o primeiro dia oficial da época balnear será "bastante preenchido".


A Direcção-Geral da Autoridade Marítima e o Instituto de Socorros a Náufragos vão abrir a época balnear na Póvoa de Varzim e a Associação Bandeira Azul vai hastear o primeiro galardão do ano na praia da zona balnear da Caloura, no concelho da Lagoa, nos Açores.


 


Também na praia fluvial da Ribeira, em Macedo de Cavaleiros, e na Marina de Tróia, em Setúbal, vão decorrer cerimónias alusivas à data.


 


A época balnear começa hoje nas praias de Alcobaça, Almada, Nazaré, Peniche e Sintra (Lisboa e Vale do Tejo), Grândola, Sesimbra, Setúbal e
Sines (enquadradas pela Bandeira Azul no grupo Alentejo), Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António (Algarve).


 


Também hoje, inicia-se a abertura oficial ao verão em Angra do Heroísmo, Calheta, Horta, Lagoa, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Madalena,
Ponta Delgada, Povoação, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Santa Cruz da Graciosa, São Roque do Pico, Velas, Vila do Porto e Vila Franca do Campo
(Açores) e na Calheta, Funchal, Porto Moniz, Porto Santo, Santa Cruz e Santana (Madeira).


 


Entre as praias fluviais, a época balnear arranca no Norte em Devesa (Sabugal), Alqueidão (Terras do Bouro), Rabaçal (Valpaços), Ponte Frades,
Ponte Rança e Ponte Soeira (todos em Vinhais).


 


Na lista estão ainda, na região Centro, Olhos de Fervença (Cantanhede), Vale do Rossim (Gouveia), Aldeia Viçosa (Guarda), Senhora da
Ribeira (Santa Comba Dão), São João do Monte (Tondela) Cabril e Mosteiro (Pedrógão Grande), Albufeira da Meimoa (Penamacor), Corga (Castanheira de Pera), Sesmo e Taberna Seca (Castelo Branco), Unhais da Serra (Covilhã), Relva da Reboleira (Manteigas), Pessegueiro e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra) e, no Alentejo, Albufeira da Tapada Grande (Mértola).


 


As restantes praias marítimas e fluviais do país abrem a época balnear entre 15 de junho e 2 de Julho.


 


Fonte: CM

1582: Barragem de Odelouca começou hoje a fornecer água ao Algarve

A Barragem de Odelouca, um equipamento esperado “há mais de 40 anos”, como recorda a empresa Águas do Algarve em comunicado, começou hoje, dia 1 de junho, a fornecer água aos consumidores algarvios.

Trata-se de “um marco histórico de especial relevância pelo facto de, finalmente, o Algarve dispor de uma infraestrutura que é o garante do abastecimento público de água de todo o barlavento algarvio”, assinala a Águas do Algarve.

Existe ainda a possibilidade, se necessário, de fornecer água ao sotavento através das duas estações elevatórias reversíveis existentes no concelho de Loulé.

Esta obra, “uma antiga aspiração de todas as entidades e estudiosos do abastecimento público”, começou a ser construída em 2001, sob responsabilidade do então INAG, e esteve suspensa durante mais de três anos, devido às queixas de uma associação ambientalista.

No final de dezembro de 2006, foi dada a incumbência da conclusão da construção da Barragem de Odelouca à Águas do Algarve, que
reiniciou a construção em fevereiro de 2007. A obra ficou concluída em junho de 2010.

Desde então, e até à presente data, explica a empresa, cumpriram-se com todas as obrigações legais do enchimento da albufeira da Barragem até que, finalmente, foi dada a autorização para que se desse o pleno enchimento da albufeira.

Após esta autorização, e a conclusão de todos os trabalhos necessários para ligação física da Barragem à ETA de Alcantarilha, a partir de hoje, 1 de junho, a água proveniente da Barragem de Odelouca chega ao consumidor final, isto é, ao utente municipal.

“Com esta infraestrutura e com as Estações de Tratamento de Água de Alcantarilha e Tavira, garantimos não só a qualidade de água necessária e suficiente, mas também, a elevadíssima qualidade do produto água que disponibilizamos a toda a região”, conclui a Águas do Algarve.


 


Fonte: Região Sul

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...