Onze praias algarvias de Lagos e Vila do Bispo estão interditadas devido à presença da alga tóxica ostreopsis nas águas locais
As praias algarvias de D. Ana, Camilo, Porto de Mós, Luz, Cabanas Velhas, Burgau, Almádena, Boca do Rio, Furnas, Zavial e Ingrina, nos concelhos de Lagos e Vila do Bispo, estão interditadas para banhos devido à presença de uma alga tóxica na água.
Em causa está a concentração de um dinoflagelado (chamado ostreopsis) que produz toxinas que induzem problemas respiratórios, dermatites e conjuntivites nas pessoas que toquem na alga.
Esta alga existe, sobretudo, na costa de Marrocos e é raro chegar à costa portuguesa. Por cá, tinha sido avistada em 2008 até ser de novo detetada, esta semana, pelas autoridades nacionais da água.
A Administração de Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, em articulação com a Direção Regional de Saúde e as capitanias locais, mandou interditar hoje estas onze praias. O Ipimar está a monitorizar a sua concentração e dispersão pela costa portuguesa.
Fonte: Jornal do Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário