segunda-feira, 18 de julho de 2011

1372: Almargem quer concentração de motos e semana Académica fora da Ria Formosa

Os ambientalistas consideram zona Ludo/Pontal “uma das mais importantes do Parque Natural da Ria Formosa” e que concentração de motos e semana académica estão “feridas de ilegalidade”, criticando alheamento da Polis Ria Formosa.


 


Questionando se a Ria Formosa é “parque natural ou parque de diversões”, a Almargem critica a realização da Concentração Internacional de Motos de Faro no local, "evento que reúne ali muitos milhares de pessoas durante vários dias na zona do Ludo/Pontal, uma das mais importantes do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF)".


 


“ No momento em que a ação do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) parece ter-se desvanecido no Algarve, e que a ação do Polis Ria Formosa parece alheada da temática”, a Almargem lembra que a concentração "passou a ocupar os terrenos da Herdade do Pontal, totalmente integrados no Parque Natural".


 


Segundo os ambientalistas, a herdade, apesar do “considerável estado de degradação da sua estrutura agro-florestal, encerra importantes valores naturais que justificaram a sua integração nesta Área Protegida, em 1987, e posteriormente na Rede Natura 2000”.


 


Nesta perspetiva, a concentração (e também a Semana Académica de Faro) representam “uma pressão humana elevada, muito superior à capacidade de carga dos ecossistemas em presença, ocupação que acarreta impactes consideráveis, quer pela destruição da vegetação natural para instalação de infra-estruturas e construção de acessos, quer pela pressão exercida pela circulação de milhares de pessoas e veículos motorizados”.


 


Autos de contra-ordenação inconsequentes


 


Os ambientalistas lembram também que face ao estatuto de proteção da área, “a realização do evento continua ferida de ilegalidade”, por ausência de parecer favorável por parte da autoridade com jurisdição sobre o território, o ICNB, “o qual tem chegado mesmo a levantar autos de contra-ordenação, até agora inconsequentes”.


 


Reiterando “nada ter contra os eventos em si”, a Almargem denuncia “a incoerência da situação e a passividade e conivência das autoridades.


 


Assim, considera “imperativo" que a concentração e a semana académica sejam "deslocalizadas para uma área de menor sensibilidade, exterior àquela área protegida" reivindicando ainda "medidas efetivas de minimização e compensação pelos danos causados” no local.


 


A associação disponibiliza-se também “para colaborar na procura de uma solução que a todos possa satisfazer” e avança desde já com a sugestão do Parque das Cidades, “atualmente ao abandono”, para receber os eventos.


 


Quanto à zona do Ludo /Pontal, “pode ser passível de um uso recreativo ou de interesse coletivo como por exemplo um Parque de Campismo ou Parque Urbano, desde que se garanta a sustentabilidade do território em causa e os valores que este encerra”, sustenta a associação de defesa do ambiente.


 


Fonte: Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...