Os trabalhos de alimentação artificial da praia de Albufeira vão arrancar já dia 23 de fevereiro, quarta-feira, permitindo que as praias abrangidas possam acolher os milhares de veraneantes estimados para a próxima época balnear.
A empreitada, a cargo do Instituto da Água, contempla o enchimento do troço costeiro entre as praias do Peneco e o Forte de São João, numa extensão de dois quilómetros.
A alimentação artificial permitirá o alargamento em 30 metros do areal das praias do Peneco e dos Pescadores e em 50 metros das praias do Inatel e dos Alemães.
Orçada em três milhões de euros, esta intervenção vem aumentar a capacidade de utilização balnear em quatro praias e defender as arribas do desgaste causado pela erosão do mar.
Serão usados 600 mil metros cúbicos de areia dragada do mar, a profundidades de 20 metros.
Durante a cerimónia de apresentação pública do início da obra, que decorreu no sábado, em Albufeira, o presidente da Câmara Desidério Silva referiu que “um dos grandes benefícios deste projeto é garantir a segurança das arribas e proporcionar a turistas e residentes melhores condições de utilização das zonas balneares”.
A empreitada inclui ainda a construção de uma estrutura de retenção mergulhante na extremidade nascente da enseada, com o objetivo de evitar que as correntes marítimas voltem a retirar a areia que vai ser agora aí depositada.
De acordo com o presidente do Instituto da Água Orlando Borges, “a obra estará terminada no dia 24 de junho, evitando, assim, transtornos na época alta do turismo”.
O dirigente deste órgão pertencente ao Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território deu ainda a conhecer que a alimentação do troço poente terá início em março, enquanto a zona nascente apenas começará a ser intervencionada em abril.
Fonte: Barlavento Online
Sem comentários:
Enviar um comentário