A Fesnima, EM , os mercados municipais e a autarquia de Olhão candidataram a fundos comunitários a elaboração de um Plano de Pormenor e quatro projetos de requalificação e animação do centro histórico de Olhão num investimento total de 2 milhões de euros.
A apresentação do projeto vai decorrer na próxima quinta-feira, a partir das 14h00, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRAlg), com uma exposição a inaugurar no ambito do seminário para apresentação pública da aplicação dos fundos comunitários e do programa comunitário JESSICA, direcionado para a requalificação urbana.
A candidatura de Olhão a um financiamento de 1 milhão de euros, 50% do investimento, ao Eixo 3 do Plano Operacional do PO Algarve 21 engloba cinco projectos dos quais se destaca a elaboração do Plano de Pormenor do Centro Histórico numa área de intervenção de 16 hectares e onde residem mais de duas mil pessoas.
Estão ainda previstas intervenções no espaço público emblemático (largos históricos) e de arte urbana. Um programa de dinamização dos mercados municipais e animação incluem também a candidatura.
São cinco os largos emblemáticos de Olhão que, a ser aprovado o projeto, serão alvo de intervenção e beneficiação: Largos João da Carma, do Carolas, do Gaibéu, da Fábrica Velha e Praça Patrão Joaquim Lopes.
Os largos ficarão ligados entre si e cada um deles fará referência a uma das lendas de Olhão, com a introdução de peças de arte. O percurso ficará conhecido como ‘Caminho das Lendas’.
Pretende-se dotar toda esta área de intervenção de características inovadoras, através da diversificação de equipamentos, inovação na gestão urbana e apostando nas acessibilidades e mobilidade, explica a câmara em comunicado.
A intenção é também revitalizar económica e socialmente o centro histórico e os seus espaços degradados e/ou fragilizados e ainda, reforçar a atractividade da cidade.
A dinamização dos Mercados Municipais, um dos ex-libris da frente ribeirinha e da própria cidade de Olhão, passa pela qualificação da envolvente a que se associará um plano de comunicação e divulgação.
Segundo a autarquia, a Fesnima EM dinamizará o programa de acção e as acções de promoção e divulgação, através da mobilização e envolvimento dos diversos agentes.
Fonte: Observatório do Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário