quarta-feira, 11 de agosto de 2010

1071: Cavalos-marinhos estão a desaparecer da Ria Formosa

A população de cavalos-marinhos da Ria Formosa está a desaparecer, segundo indicam estudos recentes.



As razões para este fenómeno ainda não são totalmente conhecidas, mas a diminuição das áreas de abrigo e a fragilidade destes animais poderão estar na origem de uma diminuição drástica e súbita da comunidade que existe naquele local.

O investigador Miguel Monteiro, na apresentação que fez na conferência «Biodiversidade Costeira: Conservar, gerindo a compatibilização dos usos», revelou que a população de cavalos-marinhos da Ria Formosa, considerada até há bem pouco tempo uma das maiores e mais estáveis populações do mundo, diminuiu 85 por cento em menos de seis anos. A existência destes animais na Ria Formosa tem sido aproveitada como produto turístico.

Ao mesmo tempo, e provavelmente contribuindo para esta situação, estão a desaparecer as populações de ervas marinhas desta zona lagunar, o que afeta a produção de bivalves.

Algo que tem vindo a preocupar os profissionais que vivem da zona lagunar algarvia, já que o desaparecimento das pradarias marinhas põe em causa, por exemplo, a criação de amêijoa-semente.

Estes são apenas exemplos em que a conservação da natureza está a falhar, apesar do retorno económico associado a estas espécies ameaçadas. Noutros campos tem havido evolução, ou pelo menos alguma estabilidade, mas isso não impede que surjam novas preocupações.

É o caso da contaminação costeira, que apesar de apresentar uma evolução positiva no que toca «aos velhos contaminantes», está a ser influenciada por uma nova geração de poluentes.

Como frisou a investigadora Maria João Bebiano, que há muito estuda esta área, hoje em dia o que lhe causa mais preocupação são os fármacos, que se encontram em concentrações cada vez maiores.

Entre os novos contaminantes estão antibióticos, anti-depressivos, analgésicos e ansiolíticos, só para mencionar alguns.


 


Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...