Um comboio turístico com capacidade para 50 passageiros e bilhetes a 1 euro por pessoa, só ida, ou 1,5 euros ida e volta, vai ligar o estacionamento "provisório" a norte do aeroporto, à praia de Faro.
Segundo afirmou ao Observatório do Algarve fonte do gabinete da presidência da Câmara Municipal de Faro, prevê-se que no final da semana comece a circular o comboio que ligará o estacionamento à praia.
Este transporte que permitirá deixar o carro no estacionmento exterior aguarda a instalação de uma rotunda – também ela provisória – e de um semáforo que servirá para regular o trânsito na recta que antecede a ponte de acesso à ilha.
“Quando o comboio estiver a fazer o trajecto, o semáforo fica vermelho para os automóveis, para permitir que a circulação do comboio se faça com toda a rapidez possível”, salienta a fonte da autarquia.
O circuito demora cerca de 20 minutos, entre serviços, dado que existe apenas um veículo disponível que funcionará em regime de vai-vém. O comboio funcionará todos os dias, entre as 08h00 e as 20h00.
Parque definitivo à espera do Polis Ria Formosa
De acordo com a mesma fonte, o parque de estacionamento na zona norte do Aeroporto, com capacidade entre 300 a quinhentos automóveis "é provisório”, já que a construção definitiva virá com a intervenção do programa Polis, prevista para 2011, com 900 lugares gratuitos.
A circulação automóvel de e para a ilha não será, para já, restringida, porém a autarquia acredita que a disciplina do estacionamento fora da ilha, aliada à pouca oferta de estacionamento existente, fará com que as pessoas acabem por equacionar a utilização do comboio, mesmo que o transporte seja sujeito a pagamento.
“Há muita gente que faz o percurso a pé e sem segurança, assim passam a ter uma alternativa ao percurso a pé”, alega fonte do executivo camarário liderado por Macário Correia.
Recorde-se que o Programa Polis Litoral Ria Formosa prevê no plano de requalificação da praia de Faro, quanto a acessibilidades, um parque de estacionamento exterior, a construção de uma ponte para trânsito pedonal e ciclovia e o reforço estrutural da actual ponte.
Fonte: Barlavento Online
Sem comentários:
Enviar um comentário