quinta-feira, 12 de novembro de 2009

800: PSD pede explicações ao Governo sobre números da criminalidade no Algarve

O deputado do PSD Bacelar Gouveia apresenta hoje um requerimento na Assembleia da República a pedir explicações ao Governo sobre a evolução dos números da criminalidade registada no Algarve nos últimos meses.


 


No espaço de um mês, o Algarve foi palco de vários assaltos a moradias com recurso a violência e até sequestro - em Almancil, Loulé e Faro.



O "modus operandi" dos assaltantes tem sido comum a todos os casos, sendo que num dos assaltos - a uma casa de um casal suíço residente em Almancil -, os criminosos sequestraram o casal e violaram a mulher, de 77 anos.



Em declarações à Agência Lusa, o deputado social-democrata Bacelar Gouveia adiantou que o requerimento questiona o Governo sobre quais as medidas que foram tomadas pelas forças policiais algarvias para fazer face ao sentimento de insegurança da população, nomeadamente que tipo de coordenação está a ser feita entre a PSP e GNR.



Bacelar Gouveia é da opinião que existe um sentimento de insegurança na população e para se inteirar do que as forças policiais planeiam para a região algarvia, enviou uma carta a em Novembro aos comandantes distritais de Faro da PSP e da GNR a solicitar uma reunião.



Os comandantes de Faro da PSP e da GNR mostraram-se indisponíveis para a reunião, remetendo o assunto para as chefias nacionais, acrescentou o deputado social-democrata.



"Acho que como deputado da Assembleia da República, ainda por cima eleito pelo distrito de Faro, tenho todo o direito de saber o que está planeado sem me estar a meter em segredo de Estado. Causa-me estranheza esta atitude", lamentou.



"Acho um pouco estranho que os chefes distritais da PSP e da GNR não possam receber um deputado da Assembleia da República que apenas se pretende inteirar em relação à situação que se está a viver no Algarve", observou Bacelar Gouveia.



"As pessoas vivem com sentimentos e o que uma política de segurança tem de fazer é prevenir a prática de crimes, mas também criar nas pessoas uma sensação de segurança e é preciso saber o que se anda a fazer para inverter a criminalidade na região", sustentou.



“Esse trabalho pode até passar uma "política de propaganda", disse.



No mesmo sentido, também o deputado do CDS/PP eleito pelo círculo de Faro, Artur Rêgo, já se mostrou preocupado a situação e questionou o Ministério da Administração Interna sobre as medidas que pretende tomar.



Em requerimento, o deputado Artur Rêgo interrogou o Governo sobre se está a planear reforçar os efectivos do Algarve e como vai redefinir as áreas de jurisdição da PSP e GNR e aumentar o policiamento de proximidade.



O deputado democrata-cristão questionou ainda se está em vista a criação de órgãos de polícia municipal nas localidades onde tal se justifique e se está prevista alguma medida quanto ao anunciado Plano Nacional de Vídeo vigilância.

 


 


Fonte:  Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

4549: Aviso Amarelo no Algarve

  Instituto Português do Mar e da Atmosfera - Avisos Faro Amarelo Agitação Marítima Válido entre 2026-01-16 00:00:00 e 2026-01-18 06:...