Os agricultores dos concelhos de Alcoutim, Aljezur, Faro e Silves, afectados pelos temporais de Dezembro e Janeiro, vão receber ajudas para reconstruir e reparar estruturas e coberturas das estufas de hortofloricultura danificadas na sequência dos ventos fortes, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.
Estas ajudas destinam-se, segundo aquele Ministério, a compensar os agricultores da «perda do potencial produtivo», e estendem-se ainda a concelhos do Norte do país, como Alijó, Armamar, Boticas, Chaves, Lamego, Moimenta da Beira, Montalegre, Murça, Penedono, Sabrosa, Tarouca, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.
O Ministério reconhece, em comunicado, que «as condições climáticas adversas que atingiram, no final de Dezembro do ano passado e início de 2009, vários concelhos do Norte e Sul do país, provocaram a destruição ou danos significativos em estufas de hortofloricultura, bem como a destruição de oliveiras».
Porque as geadas registadas em Novembro e Dezembro de 2007 afectaram as oliveiras, o Governo decidiu igualmente conceder ajudas para as despesas com a replantação e reposição das oliveiras mortas.
Esta ajuda destina-se a explorações com densidades superiores a 200 oliveiras por hectare nos concelhos do Norte do país de Alfândega, Carrazeda de Ansiães, Chaves, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Moncorvo, Murça, Torre de Moncorvo, Vale Paços, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais.
Os agricultores que pretendam beneficiar destas ajudas devem apresentar as suas candidaturas até 27 de Fevereiro junto das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas da sua área.
Fonte: Barlavento Online
Sem comentários:
Enviar um comentário