A alteração dos preços das entradas e a abertura para visitas à segunda-feira, dia em que se encontrava encerrado, são algumas das novidades que marcam nova etapa do monumento.
A Fortaleza de Sagres não chegará a fechar para obras, mas durante quatro meses será alvo de intervenções que visam o melhoramento do espaço.
Neste sentido, foi já aberto o concurso público «para requalificação do torreão de entrada, bem como do túnel de acesso», estando previsto que as intervenções comecem a ser levadas a cabo durante este Verão, afirmou ao «barlavento» Gonçalo Couceiro, director Regional de Cultura do Algarve.
A abertura do concurso do Ministério da Cultura visa ainda a realização das obras de impermeabilização e drenagem das coberturas em terraço do torreão e túnel, bem como o tratamento e rebocos das paredes interiores do túnel de acesso.
No entanto, as obras que decorrerão no Verão serão apenas a primeira fase de toda a requalificação da Fortaleza de Sagres, pois ainda é necessário fazer muito mais pelo famoso monumento algarvio, visitado por milhares de turistas durante todos os anos e um dos edifícios que marca o simbolismo da história da região.
O investimento total da requalificação que seria necessária na Fortaleza andaria perto dos 10 milhões de euros.
Por agora, mesmo sendo uma pequena amostra, as obras que custam cerca de 160 mil euros dão uma nova esperança a quem tanto anseia pela nova etapa da história do monumento.
As obras de fundo «serão feitas depois», garantiu Gonçalo Couceiro, ao «barlavento».
Na década de 90 do século passado, o património nacional de estilo renascentista já tinha sofrido alterações de modo a melhorar o espaço circundante, tendo sido a última vez que foram efectuadas intervenções no edifício.
Mas nem só obras têm sido realizadas para tornar o monumento mais dinâmico, como foi exemplo, na passada semana, a festa das maravilhas.
Organizada pela Câmara de Vila do Bispo para divulgar o património e o concelho, a festa das maravilhas teve como principal objectivo dar a conhecer a imagem do local tanto no panorama nacional, como internacional, através de um programa que primou pela diferença.
«Realizámos um programa de estreita colaboração com a Câmara de Vila do Bispo», lembrou o director Regional da Cultura do Algarve, evidenciando a importância, para aquele concelho, do local que atrai milhares de visitantes por ano, equilibrando a economia local.
Primeiras mudanças já se fazem sentir
Já estão em vigor duas mudanças no funcionamento da Fortaleza de Sagres.
A primeira refere-se à afixação de três euros como preço de entrada e a segunda está relacionada com o horário de funcionamento, deixando de encerrar à segunda-feira.
Segundo Gonçalo Couceiro, a Fortaleza «funciona agora à segunda-feira, até porque havia muitos turistas que chegavam ao local, nesse dia da semana, e não conseguiam visitar o interior».
Agora, o monumento nacional já não encerra durante dia nenhum, estando aberto das 9h30 às 20h00, entre 1 de Maio e 30 de Setembro, no horário de Verão.
De 1 de Outubro a 30 de Abril, funcionará com o horário de Inverno, abrindo à mesma hora, mas fechando às 17h30.
Fonte: Barlavento Online
Sem comentários:
Enviar um comentário