Várias agências de comunicação já confirmaram a informação que o Observatório do Algarve avançou em primeira mão: o rali Lisboa-Dakar vai mesmo ser cancelado, devido a questões de segurança na travessia da Mauritânia.
A comunicação da decisão oficial da organização da prova, a cargo da ASO (Amaury Sport Organisation), está agendada para as 12h00, numa conferência de imprensa. A esta, seguir-se-á uma outra, promovida pela empresa João Lagos Sport, parceiro português da organização.
Em entrevista ao jornal francês L'Équipe, citada pelo Expresso, o responsável máximo da Amaury Sport Organisation (ASO) adiantou: "É uma notícia triste, mas a verdade é que, tendo em conta os problemas que se colocaram com a passagem pela Mauritânia, este era um desfecho quase inevitável, pois levar em frente uma corrida destas e a determinado ponto haver problemas como os que já foram referidos, o preço a pagar pela 'teimosia' de continuar era demasiado alto".
Recorde-se que o Governo francês desaconselhou “fortemente” deslocações dos seus cidadãos à Mauritânia, incluindo os que participam no rali que parte de Lisboa no sábado. O anúncio apanhou de surpresa a organização, uma vez que o director da prova, o francês Etienne Lavigne, se tinha deslocado na semana passada à Mauritânia e tanto a embaixada francesa como o governo local garantiram haver condições de segurança.
A Mauritânia, onde se disputa grande parte do rali (oito etapas e o dia de repouso) foi palco do assassínio de quatro turistas franceses, a 24 de Dezembro, num ataque atribuído ao Braço da Al-Qaida no Magrebe Islâmico (BAQMI).
Três soldados mauritanos foram também mortos três dias depois (27 de Dezembro), embora este incidente não tenha ainda sido esclarecido.
Contactada pelo Observatório do Algarve, fonte da Câmara Municipal de Portimão, promotora do evento, disse ter sido aconselhada a conter despesas, preparando a eventualidade do cancelamento, mas reafirmou não ter sido ainda oficialmente avisada do cancelamento.
Também o Boca do Rio Resort, um dos hotéis em Portimão que tem prevista a chegada de vários elementos ligados à prova, adiantou que para já, ainda não foram canceladas reservas.
O mesmo foi confirmado pelos hoteis Algarve Casino e Tivoli Arade onde, até ao momento, nenhuma reserva relacionada com o rali Lisboa-Dakar foi cancelada.
Fonte: Observatório do Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário