O nível do Mar Mediterrâneo poderá aumentar até meio metro nos próximos 50 anos a manter-se a actual tendência de aquecimento das águas, revela um estudo do Instituto Espanhol de Oceanografia, citado hoje pelo jornal El Mundo.
TEMAS: Ambiente
Manuel Vargas, oceanógrafo do Instituto Espanhol de Oceanografia e coordenador da investigação, referiu que "a subida da temperatura superficial" do Mar Mediterrâneo "entre 1948 e 2005 variou entre 0,1 e 0,5 graus ao longo dos 3.200 quilómetros" que banham Espanha.
A manter-se a tendência de aumento da temperatura, que se registou em especial a partir da década de 90, o nível do Mar Mediterrâneo "poderá aumentar até meio metro nos próximos 50 anos", sustentou, por sua vez, o director do Instituto, Enrique Tortosa.
A subida do nível do mar poderá inundar parcial ou totalmente praias e afectar infra-estruturas costeiras.
De acordo com o mesmo estudo, citado pela edição electrónica do diário, o nível do Mar Mediterrâneo aumentou aceleradamente nos últimos 15 anos.
A variação da subida é de 2,5 a 10 milímetros anuais.
Os investigadores assinalam que águas mais salgadas e quentes sofrem um processo de "expansão térmica", que explica o aumento acelerado do nível do mar.
Os resultados da investigação basearam-se em 60 anos de estudos e medições científicas.
O mais recente boletim do Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas das Nações Unidas aponta uma subida do nível dos oceanos de 17 centímetros durante o século XX.
Fonte: Barlavento Online
Sem comentários:
Enviar um comentário